O que é necessário para encerrar a minha conta corrente no banco?

O procedimento para encerrar uma conta corrente em determinada instituição financeira, tem gerado inúmeras dúvidas em seus clientes.
A seguir detalharemos de forma simplificada os passos a serem seguidos para o seu fechamento.

Como devo fechar a conta no banco

As instituições financeiras seguem um procedimento específico, determinado pelo Banco Central do Brasil, para que o cliente consiga finalizar seu compromisso junto a estas.

Para tanto, o correntista deve observar o seguinte:

• Comunicar previamente ao banco, de forma escrita, o desejo de encerrar a conta, devendo exigir um recibo na cópia de sua solicitação.
• O pedido poderá ser feito em qualquer agência bancária, não sendo obrigatoriamente na qual a conta tenha sido aberta.
• Apresentar documento de identificação com foto, tais como RG, CNH – Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou se estrangeiro o RNE – Registro Nacional de Estrangeiros.
• Levar ao banco os talões de cheque que estejam em seu poder, bem como os cartões relativos à conta em questão solicitando que estes sejam destruídos em sua presença.
• Verificar se não existem pendências, tais como débito automático e solicitar o seu devido cancelamento.
• Manter fundos suficientes para pagamentos de obrigações assumidas junto ao banco ou que sejam decorrentes de disposição legal.

Encerrei a minha conta corrente e agora?

Após o seu fechamento, o banco tem por obrigação entregar ao cliente um termo de encerramento detalhando todos os compromissos e valores que serão liquidados.
Lembrando, que este termo deverá conter um compromisso de forma expressa do banco junto ao cliente de que a conta será encerrada em até 30 (trinta) dias.
Se após o pedido de encerramento de conta corrente, houver alguma pendência o cliente terá um prazo determinado pelo banco para sua regularização.
Não havendo a regularização dos valores devidos (saldo devedor ou débitos diversos), a conta corrente não poderá ser encerrada, sendo que o seu efetivo encerramento dar-se-á após a completa quitação destes valores o que pode vir a ocasionar a cobrança de juros abusivos.
Feito o pedido de encerramento solicitado pelo cliente, o banco tem por obrigação parar com as cobranças de tarifa de manutenção de conta corrente, podendo a seu critério cobrar proporcionalmente tarifa referente ao tempo em que a conta fora utilizada.
Findo o procedimento, o correntista deverá receber através de seu endereço de correspondência a comunicação de que o encerramento foi efetivado pelo banco.
Alguns bancos permitem também que os clientes realizem a abertura e encerramento de contas pela internet, através de mecanismos de identificação por reconhecimento de voz e imagem. Sem a necessidade de o cliente ir até uma agência bancária pessoalmente.

O que é necessário para encerrar a minha conta corrente no banco?
Avalie este post

Fundador da Consultoria Reis Revisional, aliado com a sua equipe já atingiu mais de 70 milhões em economia bancária para os clientes da empresa.

Condecorado pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE como Empresário do Ano 2018 na categoria de Consultoria Financeira. Conquistou a Medalha de Honra Cruz de Malta, certificado em “Marketing & Branding – Manager Leader”, Master in Total Quality Administrations, Global Quality Certification, Brazil Quality Certification, emitidos pela LAQI, reconhecida pela ONU.

Condecorado pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) com o “Prêmio Referencia Nacional – Consultoria Financeira em Juros Abusivos 2018”, selo de “Referência Nacional & Qualidade Empresarial – Consultoria Financeira em Juros Abusivos”, “Troféu Responsabilidade Cultural 2018”.

Evandro dos Reis
Evandro dos Reis
Fundador da Consultoria Reis Revisional, aliado com a sua equipe já atingiu mais de 70 milhões em economia bancária para os clientes da empresa. Condecorado pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE como Empresário do Ano 2018 na categoria de Consultoria Financeira. Conquistou a Medalha de Honra Cruz de Malta, certificado em “Marketing & Branding – Manager Leader”, Master in Total Quality Administrations, Global Quality Certification, Brazil Quality Certification, emitidos pela LAQI, reconhecida pela ONU. Condecorado pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) com o “Prêmio Referencia Nacional – Consultoria Financeira em Juros Abusivos 2018”, selo de “Referência Nacional & Qualidade Empresarial – Consultoria Financeira em Juros Abusivos”, “Troféu Responsabilidade Cultural 2018”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.