O Brasil é o país com uma das maiores taxas de juros no cartão de crédito no mundo.
O cartão de crédito tornou-se uma ferramenta muito utilizada por milhares de brasileiros, pela facilidade do crédito e pela praticidade de parcelamento de compras a prazo.
Entretanto a linha de crédito oferecida pelas operadoras possui um grave problema: os juros abusivos.
Por certo que em alguns casos, os juros no cartão de crédito podem chegar a mais de 500% ao ano.O maior erro cometido pelos adeptos ao uso no cartão de crédito é o pagamento mínimo da fatura. Essa opção de pagamento acaba sendo tentadora porque na maioria das vezes os gastos acabam estouram o orçamento,Dessa maneira, o dinheiro de plástico é a saída aparentemente mais fácil a ser utilizada.Contudo isso pode significar uma armadilha perigosa, os juros no cartão de crédito.Isso porque quando uma pessoa faz o pagamento mínimo da fatura do cartão, a operadora lança os juros no mês seguinte correspondente a todo o valor remanescente.
Além disso, há a soma dos novos gastos efetuados no mês corrente, tornando a dívida uma verdadeira bola de neve.
Como evitar a cobrança de juros no cartão de crédito?
Um erro comum no uso do cartão é ceder às opções de parcelamento da dívida total ofertadas na fatura do próprio cartão.
Ao se deixar seduzir por parcelas mais baixas oferecidas pelas operadoras, as pessoas se esquecem de verificar qual o montante que pagarão se comparado com o valor da dívida inicial.
Essa é uma prática comum das operadoras para captação de recursos, que proporcionam abuso nos juros no cartão de crédito visando apenas o lucro pela exploração do consumidor.Outrossim, o uso do cartão de crédito deve ocorrer com responsabilidade.Uma reeducação financeira deve ser feita para que essa armadilha seja evitada.Dessa forma, ao fazer as compras, o correto é perguntar a si mesmo se aquilo que se esta comprando é realmente necessário.
Além disso, deve-se calcular se haverá recursos suficientes para o pagamento total da fatura ao final do mês.
Se mesmo com esses cuidados a dívida for inevitável, devemos procurar ajuda profissional para amenizar os estragos feitos pelos juros abusivos no cartão de crédito.
Como a Reis Revisional pode me ajudar com a minha dívida do cartão?
O primeiro passo para a constatação da cobrança de juros abusivos no cartão de crédito é uma consulta com um consultor da Reis Revisional.
Na consulta, será feito gratuitamente um cálculo prévio para detectar os valores abusivos que estão sendo cobrados a mais pela operadora do cartão.
Com a contratação da Reis Revisional, um laudo será para comprovar com exatidão a taxa de juros utilizada pela operadora;
Além disso, o laudo irá expor todos os valores pagos, bem como os valores que deveriam ter sido cobrados sem a prática dos juros abusivos no cartão de crédito.
Nesse tipo de dívida a negociação extrajudicial com a metodologia MASC (Métodos Adequados para Solução de Conflitos) deve ser constante de modo a pressionar a instituição a efetuar a redução dos juros.
Os técnicos da Reis Revisional entrarão em contato com os escritórios de cobrança representantes dos bancos e financeiras para informar sobre os abusos identificados e assim propor uma mediação dos valores.
Com isso, valores para quitação com mais rapidez e economia serão conquistados.
Em alguns casos, a economia do consumidor ultrapassa os 70% do valor devido.
Portanto não perca mais tempo.
Se você possui dívidas com cartões de crédito faça agora mesmo uma consulta prévia gratuita com a Reis Revisional.
Preencha o formulário abaixo e um consultor entrará em contato com você para um atendimento ágil e preciso.
Crédito Rotativo: A principal armadilha do cartão de crédito
Muitos consumidores exageram nos gastos do cartão de crédito e terminam sem conseguir quitar a fatura ao final do mês.
Dessa forma, acabam pagando o valor mínimo da fatura.
Entretanto poucas pessoas sabem que ao efetuar o pagamento mínimo da fatura do cartão, um limite de crédito será utilizado para cobrir o restante do valor não pago.
Esse limite de crédito nada mais é do que o rotativo do cartão.
O problema é que os juros cobrados no rotativo podem ultrapassar 300% ao ano.
Por isso ele é considerado o grande vilão dos juros abusivos no cartão de crédito.
Porém graças a uma resolução do Banco Central, hoje em dia o rotativo somente pode ser utilizado por 30 dias.
Após esse período, o credor deve ofertar ao consumidor uma linha de crédito com juros menores, lançando os valores não pagos em formato de empréstimo a taxas fixas de juros.
Contudo isso não significa que o consumidor esta livre dos juros.
Pelo contrário, esses empréstimos costumam conter juros excessivos que continuam lesando o consumidor.
Portanto, efetuar o Cálculo Revisional Grátis é a maneira mais garantida de saber se os juros no cartão de crédito estão ou não abusivos.