Conta de Pagamento

Conta de Pagamento é a Mesma Coisa que Conta Corrente?

Publicado em 3 de agosto de 2022 na categoria Assuntos Gerais por Willian dos Reis

Com o surgimento das chamadas Fintechs, que são as startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros digitais e utilizam a tecnologia como diferencial em relação às empresas tradicionais, as contas de pagamentos se tornaram uma importante ferramenta na inclusão financeira de milhares de pessoas que nunca tiveram acesso aos bancos tradicionais.

O número de pessoas desbancarizadas no Brasil ainda é relevante, com mais de 34 milhões de pessoas sem acesso aos serviços bancários, de acordo com instituto Locomotiva.

Dessa forma, as Fintechs exerceram um papel fundamental para inclusão dessas pessoas, principalmente na época da pandemia de Covid 19, diminuindo a burocracia no processo bancário e revolucionando o segmento.

Com o surgimento das contas de pagamentos, essas pessoas passaram a ter a possibilidade de acesso a inclusão bancária devido a sua facilidade de uso, vez que todas as operações ligadas a ela podem ser feitas de maneira digital, como abertura de conta e operações.

Ou seja, basta a pessoa ter acesso a um smartphone com internet para que, de qualquer lugar do planeta, ela consiga abrir uma conta sozinho sem precisar sair de casa.

Mas uma conta de pagamento é a mesma coisa que conta corrente? Quais são os tipos de contas disponíveis para o consumidor em meio a tantas mudanças tecnológicas no setor?

Quais são os principais tipos de Conta Bancária?

Tipos de contas bancárias

 

Com o advento da pandemia e o pagamento do auxílio emergencial em função da crise proporcionada pelo coronavírus, 40% do público alvo do benefício não tinha conta em banco, revelou a Caixa Econômica Federal, que ficou responsável pelos pagamentos.

Dessa forma, a solução foi a abertura de mais de 40 milhões de contas digitais para viabilizar o pagamento do benefício.

Além da conta digital, outras opções no mercado também foram utilizadas, como a conta corrente e a conta de pagamento.

Conta Corrente

É o tipo de conta mais conhecida dos brasileiros, presente nos pacotes básicos dos bancos.

Em geral, a conta corrente é uma opção disponível em bancos comerciais e podem ser gratuitas ou não, dependendo do pacote de serviços oferecidos e contratados.

Dentre os principais serviços disponíveis na conta corrente, estão a utilização de cheques, transferência de dinheiro, recebimento de salários, pagamentos e recebimentos diversos e saques em caixas eletrônicos.

Para que uma conta corrente seja aberta, é necessário que o usuário se dirija até uma agência e apresente a documentação exigida por cada instituição.

Conta de Pagamento

As contas de pagamentos permitem que os usuários realizem operações como pagamentos de contas e transações realizadas com o cartão nas funções crédito e débito, além de transferências de valores entre contas da mesma instituição ou outras instituições bancárias.

Tem como característica principal a desburocratização para abertura da conta, aumentando a competitividade entre as instituições, porém, não podem oferecer serviços de empréstimos ou financiamentos.

Esse tipo de conta é classificada nas modalidades pré-pagas (onde os valores são depositados previamente) ou pós-pagas (não dependem de aporte prévio de recursos, como cartões de crédito)

Contas Digitais

As contas digitais também podem ser abertas e encerradas sem a presença física da pessoa em uma agência, ou seja, tudo pode ser feito pela internet de maneira prática  e desburocratizada.

Em suma, uma conta corrente e uma conta de pagamento também podem ser contas digitais.

Além disso, as contas digitais comumente são gratuitas, atendendo à Resolução 3919 do Bacen que obriga as instituições a oferecerem pacotes de serviços gratuitos.

Na prática, uma conta digital possui características semelhantes a uma conta corrente tradicional, porém o usuário somente pode utilizar esta conta por meios eletrônicos.

O que é uma Conta de Pagamento

conta em bancoAs contas de pagamento vêm se tornado cada vez mais um importante serviço disponível no mercado financeiro.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BACEN), uma conta de pagamento é um serviço que possibilita ao usuário realizar transferências e pagamentos via aplicativo, transações comerciais em lojas físicas ou no ecommerce na função débito e crédito do cartão, além de saques e transferências entre contas mantidas na mesma instituição ou em outras instituições de pagamento.

Porém, essas contas de pagamento oferecem um grande atrativo, pois comumente e diferente das contas correntes tradicionais, essas transações não são tarifadas.

Dessa forma, a conta é administrada por uma empresa que presta serviços financeiros, sendo obrigatoriamente regulada pelo Banco Central.

Isso traz segurança e confiabilidade para o usuário, uma vez que os recursos mantidos por esse tipo de conta ficam alocados em uma conta específica mantida pelo Bacen, ou aplicados em Títulos Públicos Federais, como o Tesouro Direto, por exemplo.

Essa medida garante ao usuário que o seu dinheiro não irá desaparecer caso a fintech vá a falência ou cometa alguma irregularidade.

Por fim, além da facilidade na abertura da conta e ausência da burocracia presente nos bancos tradicionais, o dinheiro contido nessas contas de pagamentos ainda geram rendimentos aos depositantes, atraindo cada vez mais usuários, inclusive os desbancarizados.

Diferenças entre contas de pagamento e conta corrente tradicional

As contas de pagamento tornaram se uma forma democrática e desburocratizada de inclusão bancária pela facilidade na abertura da conta sem a necessidade do deslocamento presencial até uma agência tradicional.

Contudo, a grande diferença entre uma conta de pagamento e uma conta corrente tradicional é que uma conta de pagamento não pode realizar operações de crédito como a concessão de empréstimos e financiamentos.

Além disso, ao contrário de uma conta corrente tradicional, a Fintech que custodia a conta de pagamento não pode aplicar livremente o saldo de seus clientes, sendo a única aplicação permitida do dinheiro em títulos públicos ou depósito do saldo diretamente no Bacen.

Essa medida torna as contas de pagamentos muito seguras, mesmo não sendo garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Quais são as principais contas disponíveis no mercado atualmente

Principais Bancos Tradicionais

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú
  • Santander

Principais Contas de Pagamentos

  • Paypal;
  • PagSeguro;
  • Google Play;
  • NuConta;
  • Mercado Pago.

Principais Bancos Digitais

  • Agibank;
  • Banco Inter;
  • Banco Original;
  • C6 Bank;
  • ITI (Itaú)
  • Neon;
  • Next (Bradesco)
  • Nubank.

Banco Tradicional ou Digital, Fuja dos Juros Abusivos

A cobrança de juros abusivos é algo preocupante e atinge milhares de brasileiros, que em alguns casos, sequer desconfiam que estão sendo lesados por cobranças de juros abusivos, além de outras afrontas contratuais.

Seja banco digital ou banco tradicional, os juros cobrados muitas vezes extrapolam a média de mercado e pesam no bolso do consumidor, contribuindo para a crise econômica, perda do poder aquisitivo, perda da qualidade de vida e até mesmo doenças como ansiedade e depressão.

Financiamentos de veículos, empréstimos pessoais, juros de cartões de crédito e cheque especial estão dentre os principais serviços bancários que contém cobranças abusivas.

Entretanto, esse é um problema que tem solução.

Graças a revisão de juros abusivos em contratos bancários, é possível reduzir esses tipos de dívidas pela metade, sendo que em alguns casos, a redução pode chegar a mais de 90% do valor original do débito.

Mas para isso é necessário que o consumidor corra atrás de seus direitos e faça a revisão.

A empresa Reis Revisional é líder no Brasil em revisões de contratos bancários, e já devolveu a tranquilidade financeira a milhares de famílias em todo o país.

Para saber se você também esta sendo vítima desse tipo de cobrança, faça o Cálculo Revisional Gratuito.

Por meio do cálculo, é possível descobrir quais valores foram cobrados a mais, bem como qual valor é possível economizar.

Então, não perca mais tempo e fale agora mesmo com a Reis Revisional.

Dê um basta na cobrança de juros abusivos, economize e realize.

1. O que é uma conta de pagamento ?

Conta de Pagamento é um serviço que possibilita ao cliente realizar saques e transferências e pagamentos por aplicativos, sejam eles entre a mesma instituição ou instituições financeiras diferentes, além de transações comerciais nas funções débito e crédito. Esses serviços são oferecidos e administrados pelas fintechs e, normalmente, não são tarifados.

2. O que é uma Fintech?

Fintech é um termo que surgiu da união das palavras financial e technology, se tratando da tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros e que competem diretamente com o modelo tradicional ainda prevalente do setor.

3. Como funciona o FGC (Fundo Garantidor de Crédito)?

De modo geral, o dever do FGC é preservar que saldos bancários sejam confiscados ou que os clientes tenham grandes prejuízos na ocasião da falência de um banco. Caso essas situações ocorram, o órgão devolve o total ou parte do valor disponível na conta, a depender do saldo.

4. O que é revisão de juros abusivos bancários?

Revisão de juros abusivos bancários consiste na análise e identificação de irregularidades cobradas pelo credor, a fim de restabelecer o equilíbrio na relação de consumo com a eliminação de cobranças abusivas, como os juros abusivos.

Publicado em Assuntos Gerais
0 Comments

No Comment.