Cheque especial: Sou obrigado a ter em minha conta corrente?

O cheque especial é oferecido pelos bancos à grande maioria dos seus clientes através de um limite de crédito aprovado.

Tem-se notado que muitas pessoas usam desta ferramenta “concedida” pelo banco utilizando o seu limite, a fim de saldar suas dívidas e/ou fazer alguma compra de emergência.

O que muitos não sabem é que o cheque especial nada mais é do que uma modalidade de empréstimo com juros elevados.

Limite da conta corrente

Como funciona o limite da conta corrente:

  • O banco concede aos seus clientes um limite de crédito aprovado de acordo com os dados cadastrais destes, bem como o histórico de movimentação da conta.
  • Tal limite é concedido após contratação do serviço junto ao gerente responsável por sua conta corrente.
  • Este limite funciona na modalidade de empréstimo, podendo ser utilizado sempre que o saldo em conta não for suficiente o bastante para o pagamento de contas ou também utilizado para saques em dinheiro.
  • Ainda assim, ao contrário do que é bastante divulgado pelos bancos, o cliente não é obrigado a possuir em sua conta corrente o cheque especial.

    Taxa do Cheque Especial

    O cliente deve ficar atento quanto à utilização deste limite, pois os juros praticados são um dos mais elevados na atualidade, sendo considerado como juros abusivos.

    Isso, porque, cada vez que o cliente “entrar” no cheque especial incidirá o pagamento do IOF (que é o tributo que incide sobre valores imobiliários e também relacionados a seguros, crédito e câmbio) mais os juros cobrados proporcionalmente ao tempo que a conta atingir esse limite.

    A taxa de juros a ser cobrada dependerá da estipulação de cada instituição financeira.

    Lembrando, que estes valores serão cobrados diretamente na conta do cliente.

    Como proceder?

    A grande reclamação dos clientes diz respeito às taxas de juros abusivas que o banco cobra em sua conta corrente, mais as multas sobre o montante da dívida.

    O que muitos clientes desconhecem é que pode ser pedida a revisão de valores do contrato de crédito do cheque especial, conforme disposição do Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 6º, inciso V.

    Ainda assim, se o cliente possuir alguma dívida em aberta oriunda da utilização do limite, poderá solicitar o cancelamento do contrato, não podendo o banco aplicar as mesmas taxas quando da vigência deste.

    Mas, antes que seja tomada tal medida, o cliente deverá primeiramente procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) a fim de registrar uma reclamação.

    Não havendo uma solução dentro de um tempo hábil a ser estipulado pelo banco, o cliente poderá buscar outros meios para solução, como a procura de um profissional da área financeira e bancária.

    A empresa Reis Revisional possui diversos consultores especializados na análise de cobranças abusivas em conta corrente e podemos lhe auxiliar a combater todas as irregularidades.

    Cheque especial: Sou obrigado a ter em minha conta corrente?
    5 (100%) 1 vote

    Fundador da Consultoria Reis Revisional, aliado com a sua equipe já atingiu mais de 70 milhões em economia bancária para os clientes da empresa.

    Condecorado pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE como Empresário do Ano 2018 na categoria de Consultoria Financeira. Conquistou a Medalha de Honra Cruz de Malta, certificado em “Marketing & Branding – Manager Leader”, Master in Total Quality Administrations, Global Quality Certification, Brazil Quality Certification, emitidos pela LAQI, reconhecida pela ONU.

    Condecorado pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) com o “Prêmio Referencia Nacional – Consultoria Financeira em Juros Abusivos 2018”, selo de “Referência Nacional & Qualidade Empresarial – Consultoria Financeira em Juros Abusivos”, “Troféu Responsabilidade Cultural 2018”.

    Evandro dos Reis
    Evandro dos Reis
    Fundador da Consultoria Reis Revisional, aliado com a sua equipe já atingiu mais de 70 milhões em economia bancária para os clientes da empresa. Condecorado pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE como Empresário do Ano 2018 na categoria de Consultoria Financeira. Conquistou a Medalha de Honra Cruz de Malta, certificado em “Marketing & Branding – Manager Leader”, Master in Total Quality Administrations, Global Quality Certification, Brazil Quality Certification, emitidos pela LAQI, reconhecida pela ONU. Condecorado pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) com o “Prêmio Referencia Nacional – Consultoria Financeira em Juros Abusivos 2018”, selo de “Referência Nacional & Qualidade Empresarial – Consultoria Financeira em Juros Abusivos”, “Troféu Responsabilidade Cultural 2018”.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.