Conheça as principais modalidades de crédito bancário e entenda mais sobre refinanciamento de empréstimos

O que seria um refinanciamento de empréstimos?

O refinanciamento de empréstimos, nada mais é do que renegociar as dívidas para que sejam reduzidas as taxas de juros ou para que o prazo seja estendido em longo prazo.
Neste artigo trataremos sobre as principais modalidades de empréstimo bancário e o como devemos proceder caso seja necessário o refinanciamento de empréstimos ou de sua dívida.

Quais são as modalidades de empréstimos existentes?

Dentre as modalidades atualmente existentes, destacaremos os três tipos de empréstimos mais importantes:

• Crédito Consignado

Esta modalidade de empréstimo tem por objetivo conceder ao consumidor crédito com desconto direto na folha de pagamento deste.
Normalmente é feita por aposentados, pensionistas, empregados de empresas privadas ou servidores públicos.
Entre as modalidades existentes, o crédito consignado é a que possui a menor taxa de juros e a que possibilita um prazo maior para pagamento no contracheque.

• Crédito Pessoal

O crédito pessoal é uma das várias modalidades de empréstimo oferecidas por bancos ou instituições financeiras.
Para que seja possível pedir o empréstimo pessoal, o consumidor normalmente deve ser correntista do banco e o valor liberado será proporcional à renda comprovada no pedido de contratação, sendo esta sujeita à análise de crédito e aprovação.
As condições de pagamento e os juros incidentes variam de acordo com a instituição financeira contratada para a concessão do empréstimo, entretanto vale ressaltar que essa modalidade por não ter nenhuma garantia de pagamento como por exemplo, um veículo alienado ou imóvel, as taxas de juros são mais elevadas e conseqüentemente poderá incidir a cobrança de juros abusivos em seu contrato de financiamento, fique atento.

• Financiamentos Bancários

Essa modalidade também visa o empréstimo bancário junto as instituições financeiras, porem ao contrário do crédito pessoal, essa modalidade possui uma destinação específica, como para a aquisição de um veículo ou de bem imóvel, que funcionam como garantia para o crédito concedido.
Os consumidores em sua grande maioria, na hora de trocar ou comprar o seu carro novo, utilizam dessa modalidade, habitualmente oferecida nas concessionárias de veículos novos/usados. O mesmo acontece na aquisição da tão sonhada casa própria, utilizando-se de financiamentos bancários.
As instituições não são obrigadas a conceder o empréstimo e as taxas de juros podem variam de banco para banco.
Vale lembrar que em caso de eventual falta de pagamento nessa modalidade, as instituições para tentar recuperar o valor que foi emprestado ao consumidor poderá requerer judicialmente através do processo de busca e apreensão, a retomada do bem alienado, seja ele veículo ou imóvel.

Novas Regras em vigor no Rotativo do Cartão de Crédito

A partir de abril de 2017 começou a vigorar no país as novas regras atinentes ao rotativo do cartão de crédito, que nada mais é do que outra forma de refinanciamento de empréstimo.
Com esta nova regra o rotativo do cartão só poderá ser utilizado por no máximo 30 (trinta) dias.
Após esse prazo, deverá o cliente quitar o valor da fatura em aberto ou o banco deverá fornecer outra forma para o pagamento desta dívida.
Veja aqui nosso artigo completo sobre a mudança das regras do cartão de crédito.

Não consigo realizar o pagamento: Posso refinanciar?

É possível solicitar a renegociação de dívidas de empréstimos junto ao banco em que este fora contratado.

Para tanto, deverá o cliente ater-se aos seguintes passos:

• Entrar em contato com o banco solicitando o refinanciamento
• Definir o valor das parcelas do empréstimo de acordo com seu orçamento.
• Ter pagado no mínimo 30% (trinta por cento) das parcelas totais do empréstimo em curso

Importante frisar, que o refinanciamento não significa dizer que o cliente economizará com a redução dos juros contratados ou o aumento do número de parcelas a ser pagas, na dúvida, o consumidor deve procurar ajuda de profissionais da área financeira e bancária.
A Reis Revisional possui consultores especializados na análise e detecção de cobranças abusivas de juros, portanto não perca tempo e agende uma visita.

Conheça as principais modalidades de crédito bancário e entenda mais sobre refinanciamento de empréstimos
Avalie este post

Fundador da Consultoria Reis Revisional, aliado com a sua equipe já atingiu mais de 70 milhões em economia bancária para os clientes da empresa.

Condecorado pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE como Empresário do Ano 2018 na categoria de Consultoria Financeira. Conquistou a Medalha de Honra Cruz de Malta, certificado em “Marketing & Branding – Manager Leader”, Master in Total Quality Administrations, Global Quality Certification, Brazil Quality Certification, emitidos pela LAQI, reconhecida pela ONU.

Condecorado pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) com o “Prêmio Referencia Nacional – Consultoria Financeira em Juros Abusivos 2018”, selo de “Referência Nacional & Qualidade Empresarial – Consultoria Financeira em Juros Abusivos”, “Troféu Responsabilidade Cultural 2018”.

Evandro dos Reis
Evandro dos Reis
Fundador da Consultoria Reis Revisional, aliado com a sua equipe já atingiu mais de 70 milhões em economia bancária para os clientes da empresa. Condecorado pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE como Empresário do Ano 2018 na categoria de Consultoria Financeira. Conquistou a Medalha de Honra Cruz de Malta, certificado em “Marketing & Branding – Manager Leader”, Master in Total Quality Administrations, Global Quality Certification, Brazil Quality Certification, emitidos pela LAQI, reconhecida pela ONU. Condecorado pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) com o “Prêmio Referencia Nacional – Consultoria Financeira em Juros Abusivos 2018”, selo de “Referência Nacional & Qualidade Empresarial – Consultoria Financeira em Juros Abusivos”, “Troféu Responsabilidade Cultural 2018”.

2 Comentários

  1. Tania disse:

    Tenho um emprestimo consignado com a cx economica e refinanciei so que acho um absurdo os juros por ser consignado acredito que teria que ser bem menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.