Cartão de Crédito e Crédito Rotativo

cartão de crédito e crédito rotativo

Entenda as Novas Regras do Cartão de Crédito

Ainda posso ser vítima de juros abusivos?

O brasileiro esta acostumado a fazer compras com o chamado “dinheiro de plástico” ou melhor, cartão de crédito, incorporando involuntariamente seus limites à sua renda como se fosse parte de seus vencimentos. O problema esta na hora de fazer o pagamento, pois quando a fatura chega, as pessoas que não costumam planejar suas compras acabam se assustando e percebendo que não possuem dinheiro suficiente para quitar a fatura. Ai entra o chamado crédito rotativo, ou seja, o pagamento mínimo da fatura. Acontece que a diferença é cobrada no mês seguinte com juros exorbitantes, tornando o pagamento da dívida inviável.

Com as novas regras impostas pelo governo, a partir de 03 de abril de 2017 o pagamento total da fatura não poderá ultrapassar 30 dias no rotativo. A partir de então, o banco será obrigado a migrar a dívida para um crédito parcelado com taxas de juros mais baixas. Essa migração ocorrerá de forma automática, devendo o banco adequar o número de prestações ao perfil de cada cliente. Caso não haja pagamento desse crédito, o cliente será considerado inadimplente e poderá ter o cartão de crédito cancelado.

Então com essa nova medida pagarei menos juros?

Na teoria sim, pois os bancos são obrigados a retirarem a dívida do crédito rotativo, onde as taxas de juros ultrapassam 400% ao ano. Mas especialistas alertam para que o consumidor fique atento às cobranças de tarifas e taxas de juros acima do praticado pela média de mercado. Bancos e financeiras costumam extrapolar nas taxas de juros e no final, o cliente nem sabe ao certo o que realmente deve pagar e o que é considerado juros abusivos.

Na dúvida, o consumidor deve procurar um especialista para fazer um cálculo detalhado das taxas de juros impostas nos contratos de financiamentos bancários, e assim evitar ser lesado. A Reis Revisional possui consultores especializados na análise e detecção de cobranças abusivas de juros, portanto não perca tempo e agende uma visita.

Cartão de Crédito e Crédito Rotativo
Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Online