Empréstimo em débito automático

Empréstimos em débito automático, o que é legal e o que não é:

Na hora de fazer um empréstimo pessoal, muitas pessoas são convencidas pelos gerentes das instituições bancárias a colocar o desconto das parcelas contratadas na forma de empréstimo em débito automático diretamente na conta corrente.

O principal atrativo para essa situação, é o fato das taxas de juros teoricamente serem menores do que as demais formas de contratação, como boleto bancário, por exemplo.

Além disso, pessoas com o score do CPF baixo possuem dificuldades em conseguir outras modalidades de pagamentos de empréstimos.

Essa prática não é considerada abusiva desde que seja feita de forma transparente, e com o consentimento do cliente que esta fazendo sua contratação.

Os transtornos aparecem na hora de fazer o cancelamento dessa cobrança automática.

Ocorre que durante o lapso temporal desse contrato de empréstimo, o cliente é pego desprevenido com imprevistos.

Por exemplo, a perda de seu emprego ou doença em família.

Nessa situação é comum o banco efetuar o desconto independente da entrada de valores provenientes de salário.

Dessa maneira, há um claro desrespeito ao equilíbrio financeiro do contrato.

Há também os descontos de conta salário mesmo quando o cliente solicita a portabilidade para outros bancos, que normalmente continuam com os descontos de forma automática.

Outra atrocidade cometida pelos bancos é aumentar os limites do cheque especial na sua conta corrente.

Além de cobrar juros exorbitantes, efetuam os descontos diretamente da conta corrente sendo que o cliente sequer contratou.

Essa prática é ilegal e abusiva.

empréstimo em débito automático: Como remover?

Empréstimo em débito automático: Como remover?

Para não ser pego de surpresa, o correto é não autorizar os descontos de empréstimo em débito automático.

Entretanto caso já o tenha feito, o consumidor deve solicitar na própria agência bancaria a imediata retirada da cobrança automática.

Dessa forma, a cobrança deve ser alterada para boleto bancário.

O problema é que muitas instituições se recusam a alterar a forma de cobrança, alegando que o cliente assinou um contrato de empréstimo em débito automático, prevendo tal forma de cobrança.

Portanto se recusam a retirar a cobrança de débito automático.

Segundo a resolução nº 3695 do BACEN, em seu artigo 3º §2º, o correntista pode, a qualquer momento cancelar a autorização de débito em sua conta corrente.

Dessa forma, a instituição financeira deve atender prontamente sua solicitação.

Em relação à alegação de que o cliente assinou previamente um contrato, o inciso IV, do artigo 51 do CDC, dispõe que serão nulas as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, ou que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada.

Caso você esteja passando por alguma dessas situações, deve entrar em contato agora mesmo com a empresa Reis Revisional.

Através de um consultor especializado, você será orientado como escapar dessas práticas abusivas praticadas pelas instituições bancárias.

Evandro dos Reis
Evandro dos Reis
Fundador da Consultoria Reis Revisional, aliado com a sua equipe já atingiu mais de 70 milhões em economia bancária para os clientes da empresa. Condecorado pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE como Empresário do Ano 2018 na categoria de Consultoria Financeira. Conquistou a Medalha de Honra Cruz de Malta, certificado em “Marketing & Branding – Manager Leader”, Master in Total Quality Administrations, Global Quality Certification, Brazil Quality Certification, emitidos pela LAQI, reconhecida pela ONU. Condecorado pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação) com o “Prêmio Referencia Nacional – Consultoria Financeira em Juros Abusivos 2018”, selo de “Referência Nacional & Qualidade Empresarial – Consultoria Financeira em Juros Abusivos”, “Troféu Responsabilidade Cultural 2018”.

603
Qual sua opinião? Deixe um Comentário

avatar
 
smilegrinwinkmrgreenneutraltwistedarrowshockunamusedcooleviloopsrazzrollcryeeklolmadsadexclamationquestionideahmmbegwhewchucklesillyenvyshutmouth
303 Comment threads
300 Thread replies
0 Seguidores
 
Comentários com mais Reações
Comentários "mais quente"
303 Comentário Autor
Willian dos ReisNilda da SilvaClaudia lahoz castroRaquel ConservaJose Marcos de Oliveira Comentários recentes do Autor
  Inscreva-se  
Notificação de
Raquel Conserva
Visitante
Raquel Conserva

Estou vivendo um verdadeiro tormento justamente por ter acontecido exatamente isto comigo e a única solução encontrada na altura foi solicitar a transferência do meu salário para outro banco. Entretanto estou com o meu nome negativado desde estão. Estou tentando regularizar as dívidas porém sem conseguir devido a quantidade juros que estão me cobrando para a liquidação dos contratos. Nomeadamente, Agiplan 15 descontos com débitos em conta de parcelas no valor de 1.460,00 reais quando o valor do empréstimo foi de aproximadamente 5 mil reais em 12 parcelas de 1.460,00 reais, banco Daycoval valor do empréstimo, 5,345, em 12 parcelas… Leia Mais »

Claudia lahoz castro
Visitante

A agiplam pegou todo meu benefício fui até a caixa econômica o gerente fez eu assinar monte de papel mesmo assim não cancelou o débito.
Me deixando sem ter como sobreviver oq eu faço
Com a financeira e o descaso da caixa

Nilda da Silva
Visitante
Nilda da Silva

Gostaria de saber como fazer para tirar do débito automático o desconto da crefisa

1 19 20 21
WhatsApp chat