Pix Garantido

Cartão de Crédito Com os Dias Contados? Conheça o PIX Garantido

Publicado em 11 de agosto de 2022 na categoria Revisão em Cartão de Crédito por Willian dos Reis

Ajudar a derrubar as elevadas taxas de juros contidas nos cartões de crédito é um sonho que pode se tornar realidade com a chegada do PIX Garantido.

De forma resumida, o PIX garantido deverá permitir o parcelamento das compras visando a otimização dos processos de pagamento e recebimento, entregando um tempo para que o boleto possa vir a ser pago pelo cliente.

As elevadas taxas de juros do cartão de crédito são historicamente um grande vilão do bolso dos consumidores brasileiros.

A saber, a taxa média de juros no cartão de crédito é de 12,5% ao mês, o que significa cerca de 300% ao ano.

Contudo, os pagamentos com cartão de crédito cresceram mais de 42% no primeiro trimestre do ano, movimentando aproximadamente R$ 478 bilhões.

De acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a alta teve como principal fator um aumento na base de clientes, que buscam cada vez mais acesso às compras online, parcelamentos sem cobrança de juros e pagamentos por aproximação.

Hoje em dia, o PIX só possibilita realização de pagamentos feitos à vista, ou seja, pagamentos em dinheiro, que se encontra disponível na conta do pagador.

Vamos entender melhor como funcionará o PIX Garantido abaixo.

Por que PIX Garantido?

Revisão juros cartão crédito

A nova funcionalidade do PIX foi anunciada pelo Banco Central para vigorar já em 2022, com a esperança de ajudar a derrubar as altas taxas de juros contidas no cartão de crédito.

Na prática, deverá ser possível ao usuário parcelar transações mesmo sem haver saldo em conta.

Isso será possível porque o próprio Banco Central irá garantir o pagamento, daí o nome de “Pix Garantido”.

Desse modo, a função deverá funcionar da seguinte forma:

Se na data do vencimento da fatura o usuário ainda estiver sem saldo em sua conta para efetuar o pagamento da transação, o banco deverá realizar o depósito do dinheiro, e dessa forma, o usuário passará a dever diretamente para o banco, certamente com cobrança de juros.

Há ainda a previsão de haver essa opção de pagamento sem saldo para boletos, onde o consumidor terá um limite para que possa realizar as suas transações.

Dentre as principais vantagens do Pix Garantido para os lojistas, esta na possibilidade de haver um aumento nas vendas, com a exclusão de valores cobrados pelas operadoras de cartões de crédito sem perda da garantia de recebimento dos valores transacionados.

Para os consumidores, a possibilidade de haver o parcelamento de compras com mais uma opção de crédito disponibilizada, traz a expectativa de maior liberdade de escolha com taxas bem mais atrativas do que as cobradas nos dias atuais, sem necessariamente ter um cartão físico para realizar suas transações.

PIX Garantido não terá cobrança de juros abusivos?

Pix garantido BacenEssa é uma pergunta que ainda não é possível ser respondida.

Decerto que os credores deverão ter uma vantagem ao cobrir valores dos Pix realizados sem haver fundos na data de seu respectivo vencimento, afinal, é com a cobrança de juros que os bancos geram lucro e devem efetivamente ser recompensados pelo risco do empréstimo de dinheiro.

O problema ocorre quando há abusos nessa cobrança, desequilibrando a relação de consumo.

O que ocorre hoje em dia, com dívidas parceladas em cartões de crédito, a cobrança de juros  é algo que lesa o bolso do consumidor e deve ser combatida.

Com o Pix Garantido, será necessária atenção redobrada do consumidor, pelo menos no início das operações, quando as informações ainda são escassas e as novidades ainda prevalecerão.

Como combater os juros abusivos em dívidas de cartões de crédito?

Os juros cobrados em dívidas de cartões de crédito no Brasil é algo fora da realidade, superando em alguns casos,  300% de juros no ano.

Mesmo com as alterações nas regras de uso do crédito  rotativo, ainda há excessos alarmantes para a economia em relação à cobrança de juros abusivos em cartões de crédito.

Hoje, quando uma pessoa entra no chamado crédito rotativo, ou seja, quando ela não paga o valor integral da fatura, no mês seguinte caso ela não quite o valor remanescente o banco é obrigado a oferecer um parcelamento do saldo devedor por meio de linhas de crédito com juros mais baixo, funcionando na prática como se fosse um empréstimo, sendo proibido o pagamento do valor mínimo novamente.

 Isso tem se tornado uma verdadeira cilada para os brasileiros, que estão cada vez mais endividados em meio a inflação, perda do poder de compra, desemprego e pandemia.

Assim, a Reis Revisional atua com a revisão desse tipo de cobrança abusiva oferecendo ao consumidor a garantia de redução do débito em pelo menos metade do valor devido.

Além disso, após a redução dos valores da dívida, é possível ao consumidor optar pelo Programa de Auxílio Quitação ofertado pela Reis, que disponibiliza uma linha de crédito para que o consumidor, além de ter a sua dívida reduzida, ainda possa ter acesso aos valores para se livrar de uma vez por todas da tirania bancária.

Para descobrir se você também esta sendo vítima da cobrança de juros abusivos, faça o Cálculo Online Gratuito e coloque um ponto final na situação.

Economize e realize com a Reis Revisional.

1. O que é PIX?

Pix é um meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro

2. O que é revisão de juros abusivos?

Quando um contrato bancário possui cláusulas e cobranças que desequilibram a relação de consumo, a revisão de juros abusivos pode eliminar essas cobranças gerando economia financeira para o usuário, que terá o valor da dívida recalculada através da revisão.

Publicado em Revisão em Cartão de Crédito
0 Comments

No Comment.