Motor a combustão com os dias contados?

Motor a Combustão

Um projeto de Lei que tramita no Senado aprovou a proibição da venda de veículos novos com motor a combustão no Brasil já em 2030.

Dessa maneira, apenas os veículos que são abastecidos com biocombustíveis como etanol e também motores elétricos é que poderão ser comercializados.

Além disso, o projeto 304/2017 proíbe a circulação de veículos a combustão a partir do ano de 2040.

Com isso, a utilização de gasolina e diesel como fonte de energia de motores estão com os dias contados.

Contudo há a preocupação com a matriz energética a ser utilizada e sua capacidade.

E claro, o valor dos automóveis híbridos, que ainda são inviáveis em nosso país, proporcionando inclusive aumento na cobrança de juros abusivos em contratos bancários.

Entenda nesse artigo o panorama da extinção de motor a combustão e sua relação com abusos em financiamentos a longo prazo.

O Brasil esta preparado para extinguir motor a combustão?

motor a combustão ou elétrico

Motor a Combustão

De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), não.

Segundo a associação, é inviável ao país sonhar com essa troca em tão pouco tempo, menos de dez anos.

Para extinção do motor a combustão, a Anfavea cita que é importante uma discussão sobre qual matriz energética será utilizada bem como sua capacidade.

O Brasil possui algumas soluções tecnológicas sobre o assunto, como os carros movidos a eletricidade, que são carregados em tomadas na rede elétrica, e também os abastecidos com biocombustível.

Porém em um país com quase 2 milhões de quilômetros de estradas, a ideia de termos veículos descarregados e sem tomadas para recarga não parece irreal.

Dessa maneira, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – tem estudado projetos para sanar o desafio da extinção do motor a combustão.

Dentre esses projetos, esta a construção de um corredor de carregadores elétricos que liga o Espírito Santo à Santa Catarina.

Esse projeto se inicia no Estado de São Paulo, com a instalação de 30 aparelhos de recarga ultrarrápida, instalados até 2021.

Assim, os aparelhos ligarão eletropostos já existentes no Espírito Santo e na rodovia Dutra.

Esses carregadores ultrarrápidos são capazes de abastecer 80% da bateria de um automóvel elétrico em aproximadamente 30 minutos.

Entretanto, segundo especialistas da área, a maioria das pessoas carregarão seus veículos durante a noite, em suas residências.

Para eles, o pensamento em sustentabilidade não tem volta, e todos se adaptarão às novas realidades.

Pensando assim, a extinção do motor a combustão é uma realidade e irá acontecer mesmo com tantas incertezas que pairam sobre o assunto.

Diferença entre veículo a combustão, hibrido e veículo elétrico

A poluição e o esgotamento de recursos naturais são assuntos cada vez mais preocupantes para a sociedade.

Dessa maneira, a extinção do motor a combustão acontecerá no Brasil e no mundo.

Motores a combustão são aqueles que utilizam combustível a gasolina ou diesel para geração de energia.

A saber, países como a Índia e a Holanda também estipularam 2030 como data limite para extinção das vendas desse tipo de veículo.

Já o Reino Unido e a França determinaram que o fim será em 2040, sendo que a Noruega findará as vendas desses veículos já em 2025.

Dessa maneira, os veículos elétricos serão obrigatórios para aqueles que desejam ter um automóvel na garagem.

Veículos elétricos são aqueles que não possuem motor a combustão, tendo como nível zero em emissão de poluentes.

Já os chamados híbridos são os veículos que combinam duas fontes de energia, ou seja, possuem um motor a combustão (gasolina) e também um motor elétrico.

Com isso, o motor a gasolina auxilia na recarga da bateria do motor elétrico, sendo que ambos os motores funcionam de maneira coordenada, com troca automática e imperceptível ao motorista.

Como funciona o financiamento de veículos elétricos e híbridos?

Motores com combustívelSem dúvidas que a falta de estrutura ainda é um tabu em nosso país quando o assunto é veículos elétricos ou híbridos.

Além desse problema, o valor desse tipo de bem é extremamente alto, onde muitas vezes sua aquisição acaba não compensando, mesmo com a economia de combustível proporcionada por esses carros.

A título de conhecimento, o valor de um híbrido hoje no Brasil pode custar cerca de 100 mil reais a mais que um veículo com motor a combustão.

Assim, para quem vai financiar um desses carros, é importante ficar atento às taxas de juros a longo prazo.

Bancos e financeiras têm oferecido vantagens nas taxas para aquisição desse tipo de veículo, como forma de incentivo a transição para uma economia de baixo carbono.

Contudo seja em financiamento de veículos com motor a combustão, híbridos ou elétricos, o consumidor deve ficar atento.

O Brasil é um dos países com maiores taxas de juros do mundo.

A saber, segundo levantamento feito pela Economática, provedora de informações financeiras, o lucro dos maiores bancos no Brasil cresceu 18% no último ano, ultrapassando a casa dos R$ 81 bilhões.

Isso significa o maior lucro consolidado nominal já registrado pelos grandes bancos da história.

Assim, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander batem recordes ano após ano, e boa parte desses lucros estão sobre a cobrança abusiva de juros.

Juros abusivos e os veículos com motores a combustão

Juros altos em financiamentosA legislação brasileira não prevê um teto de juros a ser praticado pelas instituições financeiras.

Contudo o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor existem para proteger o lado mais fraco dessa corda.

Segundo a Reis Revisional, empresa líder no seguimento de revisões de contratos no país, mais de 90% dos contratos de financiamento possuem algum tipo de abuso ou cláusula ilegal.

O Banco Central do Brasil – Bacen – divulga mensalmente a média de juros a ser praticada por cada modalidade de crédito.

Quando um contrato de financiamento possui taxa de juros muito acima dessa média, ou lese o consumidor com cobranças de tarifas embutidas, por exemplo, o contrato poderá ser revisado.

Em alguns casos essa revisão pode significar redução em mais da metade do valor da dívida.

Além disso, cobranças ilegais de tarifas devem ser ressarcidas ao consumidor.

Para saber se seu contrato possui algum tipo de abuso ou esta com cobrança abusiva na taxa de juros, faça o Cálculo Revisional Gratuito.

O que é revisão de contrato de financiamento?

Segundo a B3, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames, os financiamentos de veículos registraram alta de 11,4% em 2019, sendo que a imensa maioria desses financiamentos ainda são de veículos com motor a combustão.

Dessa maneira, o consumidor deve ficar atento e analisar o contrato antes e depois de assinados.

O principal objetivo de uma revisão de contrato de financiamento é conter abusos das instituições financeiras.

Taxas de juros abusivos podem significar o pagamento de valores que representam duas ou até três vezes o valor do bem, de acordo com o prazo e condições fixadas.

Entretanto mesmo para aqueles que já assinaram o contrato, estando em dia ou não com as parcelas, é possível efetuar uma revisão.

Com a revisão, além da diminuição do valor total da dívida em mais da metade, é possível identificar tarifas embutidas ilegalmente, além de prevenir busca e apreensão do veículo e negativação do nome para aqueles que possuem parcelas em atraso.

Banner Dívida Busca e Apreensão

Para saber mais sobre a revisão de contrato, acesse o site de quem mais entende de revisão de juros no Brasil, a Reis Revisional, empresa certificada pela norma ISO 9001 de qualidade, compromissada com o respeito ao consumidor.

Willian dos Reis
Willian dos Reis
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras. Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.

Qual sua opinião? Deixe um Comentário

avatar
 
smilegrinwinkmrgreenneutraltwistedarrowshockunamusedcooleviloopsrazzrollcryeeklolmadsadexclamationquestionideahmmbegwhewchucklesillyenvyshutmouth
  Inscreva-se  
Notificação de