3 Dicas para não ser explorado pelos bancos

3 Dicas Para Não Ser Explorado Pelos Bancos

Publicado em 13 de outubro de 2022 na categoria Dicas por Willian dos Reis

Não é novidade para ninguém que os bancos no Brasil, possuem uma enorme margem de lucro sobre os seus clientes, e neste artigo, vamos fornecer 3 dicas valiosas para não ser explorado pelos bancos.

A saber, os 4 maiores bancos do Brasil tiveram um lucro consolidado recorde no primeiro trimestre de 2022, com mais de R$ 24 bilhões de lucro registrado.

De acordo com a Economática, com base nos balanços divulgados pelas instituições financeiras, o primeiro trimestre de 2022  foi o maior da história para as quatro maiores instituições financeiras  que operam no país, sendo elas o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

Com isso, houve crescimento de 30,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dessa forma, não é difícil perceber de onde vem tanto dinheiro, mesmo com a economia ainda engatinhando frente a tantos desafios enfrentados, como pandemia, guerra na Europa e inflação elevada.

A primeira grande fonte de renda dos bancos é proveniente dos juros cobrados em empréstimos e financiamentos, além dos juros astronômicos cobrados em limites de cheque especial, que é aquele limite disponível na conta da pessoa mesmo que ela não tenha saldo disponível.

Logo em seguida, a cobrança de tarifas bancárias que são bastante exploradas pelos grandes bancos, geram enorme lucro para essas instituições.

Por fim, a cobrança de juros nos cartões de crédito ofertados de forma constante e massiva pelas instituições financeiras, provém uma enorme fonte de renda para essas instituições, que sabem que boa parte das pessoas vão gastar mais do que podem pagar com o chamado “dinheiro de plástico”, e acabam caindo em uma verdadeira armadilha dos juros no cartão, sendo o Brasil um dos países com a maior taxa de juros dessa modalidade no mundo.

Mas é completamente possível ficar bem longe dessas armadilhas e utilizar os serviços bancários de modo consciente.

Assim, apresentamos abaixo 3 dicas infalíveis para não ser explorado pelos bancos e assim garantir economia financeira para que você possa se preocupar com o que realmente importa, você!

Seja em relação à qualidade de vida ou maior tranquilidade quanto à administração financeira, ficar longe da exploração dos bancos é uma medida eficiente e necessária nos dias de hoje.

Dica 1 – Fuja dos Juros Abusivos

A cobrança abusiva de juros assola a vida financeira de milhares de famílias brasileiras, gerando os recordes de lucro para as instituições conforme vimos.

A saber, os juros podem ser considerados abusivos quando são cobrados de maneira desproporcional à realidade econômica do país, ocasionando um desequilíbrio na relação de consumo, onde a parte mais fraca (nesse caso o consumidor) acaba sendo lesado pela cobrança exagerada do ágio nas transações bancárias que envolvem empréstimos, financiamentos, dívidas contraída em cartões de crédito e limites de cheque especial.

De acordo com o Código Civil, lucrar de forma vantajosa levando ao enriquecimento sem causa justificada é prática ilegal e deve ser coibida.

Ainda nessa senda, conforme constante do Código de Defesa do Consumidor, todo contrato que possui cláusulas ou condições abusivas podem e devem ser revisados a fim de restabelecer o equilíbrio na relação de consumo.

Dessa forma, quando o consumidor esta com dificuldades em pagar uma dívida ou quando as parcelas parecem nunca ter fim, ou ainda, quando  o valor pago para a instituição credora supera de modo desproporcional o valor original do débito, é provável que esteja havendo a cobrança de juros abusivos.

Sendo assim, a melhor forma de combate a essa prática se dá por meio da revisão de dívida bancária, realizada de modo extrajudicial pela empresa Reis Revisional, líder em revisão de juros abusivos bancários no país.

Com uma análise minuciosa sobre os valores cobrados, a revisão elimina a cobrança de juros abusivos por meio de uma intensa negociação com a instituição credora, sendo utilizados documentos, laudos e estratégias que reduzem a dívida em mais da metade do seu valor, podendo inclusive chegar a 90% do débito em alguns casos.

O primeiro passo para saber se é possível ou não reduzir uma dívida, é descobrir se ela possui juros abusivos.

Para isso, a Reis Revisional disponibiliza o Cálculo Revisional Gratuito a ser realizado por um especialista, que irá detectar possíveis abusos realizados no contrato bancário.

Além de reduzir a dívida que possui juros abusivos, a empresa Reis Revisional ainda ajuda com a quitação do débito por meio de uma linha de crédito concedida para que o consumidor coloque um ponto final nos abusos bancários.

Dica 2 – Abra uma conta Digital e diga adeus às tarifas

Banco Digital é um modelo de serviço bancário com acesso exclusivamente via internet ou aplicativo do banco.

De acordo com a Resolução 3919/2010 do BACEN, esse tipo de serviço bancário deve ser oferecido de maneira gratuita:

“prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.”. 

Com essa resolução, surgiram centenas de fintechs.

Essas empresas não são obrigadas a ter agências físicas, reduzindo significativamente os seus custos, tornando possível a prestação do serviço sem a cobrança de tarifas.

Decerto que abrir e utilizar uma conta digital fará você economizar muito dinheiro entre mensalidade, tarifa de abertura de conta, taxas de PIX, DOC, TAC dentre outras.

Dica 3 – Altere a sua conta para uma conta de serviços essenciais

Por fim, caso você não esteja confiante o suficiente para trabalhar exclusivamente com uma conta digital, ou não queira encerrar a sua conta no banco tradicional ao qual já esta acostumado, existe uma excelente saída.

Ainda de acordo com a resolução do Bacen, é possível alterar a característica de sua conta para uma que tenha apenas os serviços básicos e essenciais, os quais você tem o direito a isenção de tarifas.

Abaixo colocamos os serviços desse tipo de conta, que não podem ser cobrados:

– Conta de Depósito à vista:

– Fornecimento de Cartão de Débito;

– Cobrança de segunda via do Cartão de Débito, exceto se motivada por solicitação do cliente em caso de perda, roubo, furto ou danificação, ou que a culpa da solicitação não seja atribuída à instituição;

– Realização de até 4 saques por mês em guichê de caixa ou terminais de auto-atendimento;

– Realização de até duas transferências entre contas do mesmo banco, seja em caixas de autoatendimento ou guichês;

– Fornecimento de até dois extratos mensais de movimentação da conta bancária;

– Realização de consultas pela Internet e prestação de qualquer serviço eletrônico em contas que utilizam exclusivamente meio eletrônico;

– Contas de depósitos de poupança;

– Realização de até 2 saques por mês seja em guichê de atendimento ou caixas de autoatendimento;

– Compensação de Cheques;

Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo: Tarifas Bancárias, o que pode e o que não pode ser cobrado

Gostou do artigo? Restou alguma dúvida ? Deixe o seu comentário e pare de ser explorado pelos bancos

 

1. O que é uma fintech?

Fintech é um termo que surgiu da união das palavras financial e technology, se tratando da tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros e que competem diretamente com o modelo tradicional ainda prevalente do setor.

2. O que é uma conta digital?

Conta digital é a versão online da conta bancária e os serviços disponibilizados e prestados por uma agência física. Neste caso, o usuário realiza todo o processo de abertura e gerenciamento da conta por meio de um aplicativo ou site.

Publicado em Dicas
0 Comments

No Comment.