Carro zero ou usado? Qual a melhor opção?

Carro novo ou seminovo

Cada tipo de veículo tem suas vantagens e desvantagens, e para escolher entre carro zero ou usado é necessário analisar todas as situações.

Em relação aos juros em casos de financiamento, o carro novo leva vantagem pois comumente as taxas são mais atrativas que carros já rodados.

Porém os seminovos, como são chamados os veículos usados de até 3 anos em média, possuem uma grande vantagem financeira.

Dessa forma, antes de escolher o carro zero ou usado, fique atento às nossas dicas e tenha a certeza de fazer um bom negócio.

Vantagens de um carro zero

Carro zero ou carro usado

Carro zero ou carro usado

Muitas pessoas preferem um carro zero pela segurança em saber que o veículo dificilmente o deixará na mão.

A confiança de ter um carro que ainda não rodou, não foi batido e nem sofreu qualquer dano traz muita tranquilidade aos seus compradores.

Entretanto na hora de escolher entre carro zero ou usado o bolso também tem que ter um peso na decisão.

Certamente que um carro zero custará bem mais do que um usado ou seminovo, além de sofrer uma desvalorização tremenda.

No simples fato de tirar o veículo da concessionária, a desvalorização do carro zero pode chegar a 30% dependendo do modelo do carro.

Porém para pessoas que optam em financiar o veículo a situação pode ser mais compensadora.

Claro que a perda na desvalorização do bem irá ocorrer independente de taxa de juros, contudo muitas montadores já possuem bancos próprios e conseguem oferecer vantagens inclusive com taxa zero de juros.

Mas o consumidor deve ficar atento.

Nem toda financeira respeita o consumidor quando o assunto é taxa de juros, sendo que muitas delas acabam levando outros tipos de vantagens.

Banner Dívida Busca e Apreensão

Muitas vezes, tarifas embutidas no contrato e cláusulas abusivas podem trazer um prejuízo enorme ao consumidor que não se atenta ao contrato de financiamento.

Dessa forma, adquirir um carro zero ou usado financiado exige atenção e cautela do consumidor, que deve manter a empolgação da aquisição de lado e raciocinar friamente antes de assinar qualquer contrato.

Em suma, o veículo zero traz muita segurança ao consumidor nos quesitos manutenção, documentação e procedência, além de taxas de juros mais atrativas, porém o valor da desvalorização do bem deve ser levada em conta.

A compra de um carro zero é indicada para quem não vê a aquisição como um investimento e também não pretende se desfazer do bem em curto prazo de tempo.

Vantagens de um carro usado

Carro novo ou carro seminovoA título de conhecimento, no mercado os carros usados são divididos basicamente em duas categorias: seminovos e usados.

A grande diferença entre os dois esta no tempo de uso de cada um deles.

Os chamados seminovos são assim classificados por serem ainda veículos com pouco tempo de uso, até 3 anos em média.

Já os usados são os veículos que já passaram pelas mãos de muitos proprietários, veículos mais antigos e que já não possuem garantias de fabricação.

A dúvida do consumidor em adquirir um carro zero ou usado passa muito por um fator decisivo: valor de compra.

Como veículos seminovos tendem a estarem com seu valor já estabilizado, sua desvalorização anual acaba sendo bem menor do que um carro zero.

Além disso, outra vantagem do carro seminovo é que muitas vezes são veículos que possuem garantia de fábrica ou são pouco rodados, o que diminui drasticamente as chances de apresentarem problemas mecânicos.

Com o valor de investimento de um carro zero é possível adquirir um seminovo na garantia porém com muito mais opcionais.

Mas o consumidor deve prestar atenção no estado geral do veículo, além de pesquisar  seu histórico e também a documentação.

Nessa situação, um laudo feito por uma empresa especializada pode tirar a pulga de trás da orelha do comprador, pois alguns deles informam até pontos de colisão e acidentes sofrido pelo carro.

Já no usado, aqueles com bem mais tempo de uso, a vantagem é unicamente o valor da compra.

Esse tipo de carro é indicado para quem não quer investir muito dinheiro.

Dessa forma, antes de comprar o carro usado é necessário um pente fino nas condições do veículo, sendo altamente indicada uma análise por um mecânico especializado antes da compra, senão é possível que o valor desprendido na manutenção do bem acabe não compensando sua aquisição.

Carro zero ou usado e os juros abusivos

Juros Altos em carros novos e usadosComo vimos, carro zero ou usado financiado deve haver uma análise do contrato de financiamento antes de sua assinatura.

Para ter certeza de um bom negócio, é necessário se informar das taxas e tarifas, principalmente em relação aos juros.

O Brasil possui uma das mais altas taxas de juros do mundo, o que eleva consideravelmente o lucro de bancos e financeiras.

Essas instituições batem recordes ano após ano de lucro, sendo que na maioria da vezes ele é proveniente da cobrança de juros abusivos sobre o consumidor.

A saber, juros são considerados abusivos quando extrapolam a taxa média de juros de mercado.

Isso faz com que os credores obtenham uma vantagem excessiva na relação de consumo, gerando enriquecimento sem causa para a instituição.

De acordo com o Código Civil, enriquecer às custas de outrem sem motivo justificado é crime.

Dessa maneira, a cobrança abusiva de juros deve ser combatida.

Para evitar cair nesse tipo de armadilha, uma boa pesquisa de mercado para comparação das taxas de juros é fundamental antes da assinatura do contrato de financiamento.

Para as pessoas que já financiaram seus veículos e desconfiam que podem estar sendo lesadas pela cobrança de juros abusivos, é possível fazer a revisão de contrato.

A revisão de contrato de financiamento consiste em identificar cobrança de juros abusivos, taxas e tarifas embutidas ilegalmente além de cláusulas irregulares e leoninas.

A empresa Reis Revisional, líder em revisão de juros abusivos e certificada pela norma ISO 9001 de qualidade, já reduziu a dívida de milhares de clientes gerando economia financeira real aos consumidores.

Para saber se você também esta sendo mais uma vítima dos juros abusivos, faça o Cálculo Revisional Grátis e saiba o quanto você poderá economizar com sua revisão.

Afinal, carro zero ou usado?

Novo ou seminovoA dúvida sobre adquirir um carro zero ou usado paira sobre quem esta estudando a compra de um veículo.

A sensação de ter um carro nunca antes usado é tentadora, porém deve ser efetuada com muita cautela, pois a desvalorização desse tipo de veículo é bem maior do que carros usados e seminovos.

Entretanto um carro zero, além de apresentar riscos quase nulos de problemas de manutenção, tende a ter taxas de juros menores do que as outras opções.

Para aqueles que não se importam em dirigir um caro já rodado, os seminovos podem ser uma excelente opção.

Não é necessária muita pesquisa para encontrar carros em perfeito estado de conservação , inclusive com garantia de fábrica, a valores bem inferiores aos veículos zero quilometro.

Por fim os carros usados, aqueles que já possuem uma quilometragem elevada e passaram pelas mãos de vários proprietários também são uma boa opção, mas exigem muito mais cautela.

De qualquer forma, o que deve ser levado em consideração na hora da escolha é sua necessidade, bolso, e prioridade.

Para quem não abre mão da segurança de um carro zero quilometro e possui dinheiro para investir nesse conforto, não há melhor opção.

Já para aqueles que querem uma economia maior e não gostam de ter a sensação de estar perdendo dinheiro, os seminovos são a opção mais correta.

Em relação aos usados, mais indicados para aqueles que não querem gastar muito com o bem, exigem muita cautela, mas também são uma opção que deve ser estudada pelo consumidor.

Por fim, antes de adquirir qualquer tipo de veículo, ao financiá-lo, preste atenção nas taxas de juros.

E ao desconfiar de que pode estar sendo lesado, fale com quem mais entende de juros abusivos no país, a Reis Revisional.

Boas compras!

Willian dos Reis
Willian dos Reis
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras. Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.

Qual sua opinião? Deixe um Comentário

avatar
 
smilegrinwinkmrgreenneutraltwistedarrowshockunamusedcooleviloopsrazzrollcryeeklolmadsadexclamationquestionideahmmbegwhewchucklesillyenvyshutmouth
  Inscreva-se  
Notificação de