Cálculo de Juros em empréstimo bancário

Cálculo de juros em empréstimos bancários

Publicado em 28 de outubro de 2021 na categoria Revisão em Empréstimo Bancário por Willian dos Reis

Saber como fazer o cálculo de juros antes de assinar um contrato de empréstimo, ou simplesmente para conferir valores já cobrados, é fundamental.

Isso porque mais de 90% dos contratos bancários possuem algum tipo de abuso.

Dentre as principais formas de cobrança irregular estão a cobrança de juros excessivos, taxas e tarifas embutidas de maneira ilegal ou até mesmo cobranças de percentuais superiores aos valores informados no próprio contrato.

Dessa forma, a melhor maneira de prevenir esse tipo de abuso é evitá-los antes da assinatura do contrato.

E para quem já efetuou o empréstimo mas esta com dúvidas sobre os valores cobrados e deseja fazer uma revisão, traremos dicas de ouro sobre cálculo de juros em empréstimos bancários.

Veja também:

Descubra como calcular juros abusivos: Guia completo

Como consultar CPF negativado

 

Como calcular juros em empréstimos bancários?

Em primeiro lugar para saber como calcular juros em empréstimos bancários temos que saber qual o tipo de sistema de amortização.

No Brasil, comumente os empréstimos são calculados pelo sistema PRICE, que leva em consideração a cobrança de juros sobre juros.

Isso significa prática de anatocismo, ou seja, capitalização de juros.

Entretanto, existe uma outra forma de capitalização que leva em conta a prática de juros simples, normalmente efetuada pelo método GAUSS.

A informação sobre o sistema de capitalização deve vir discriminado no próprio contrato.

No Brasil, o sistema padrão utilizado é o sistema PRICE, certamente mais benéfico e vantajoso ao banco.

Assim, para descobrir a taxa de juros é muito simples.

Hoje em dia não se faz mais necessário passar horas com a calculadora na mão para desvendar através de fórmulas enormes as taxas e valores cobrados como juros.

De fato que conhecimento nunca é demais.

Contudo, o cálculo de juros em empréstimos bancários pode ser efetuado de maneira descomplicada através da calculadora de juros disponibilizada pelo BACEN.

Acessando o link da Calculadora Bacen, basta preencher os dados obtidos através do contrato de financiamento conforme imagem:

 

Cálculo de Juros Bacen

Calcular juros

Assim, para descobrir a taxa de juros basta preencher o número de meses, valor da prestação e valor financiado.

Pronto.

Agora você já sabe a taxa de juros cobrada em seu contrato.

Como efetuar o Cálculo de Juros Abusivos

Cálculo de juros abusivos em empréstimos bancários

Para saber se existe cálculo de juros abusivos, devemos comparar a taxa de juros obtida no cálculo acima com a média praticada pelo mercado.

Segundo o Código Civil, enriquecer às custas de outra pessoa sem motivo justificado é ilegal.

Dessa forma, concluímos que valores exagerados de juros são passíveis de revisão e devem ser recalculados através de método de cobrança de juros simples.

A taxa média de mercado leva em conta a média mensal praticada pelos bancos de acordo com cada modalidade de crédito como empréstimo pessoal, cartão de crédito, cheque especial e todas as outras modalidades existentes no mercado para pessoa física e jurídica.

Mas se você não tem tempo nem paciência para pesquisar taxas de juros, fale com a Reis Revisional, consultoria especializada em revisão de juros abusivos.

A Reis Revisional possui corpo técnico especializado que identifica irregularidades  e reduz sua dívida em até 90% do valor original.

Preencha agora mesmo o Cálculo Revisional Gratuito e descubra se o cálculo de juros em seu contrato esta ou não correto.

Você pode se surpreender com a economia que atingirá em sua dívida.

Publicado em Revisão em Empréstimo Bancário
0 Comments

No Comment.