endividado ou inadimplente

Endividado ou inadimplente?

Publicado em 8 de julho de 2021 na categoria Revisão de Contrato por Willian dos Reis

Estar endividado ou inadimplente é uma situação muito comum no Brasil, porém há uma diferença enorme entre essas situações.

O uso do crédito consciente é uma alternativa viável e muito bem aceita principalmente quando o foco é a realização de um sonho como a compra de uma casa ou aquisição de uma ferramenta de trabalho, como um automóvel para um motorista.

Dessa forma, podemos entender que se endividar nada mais é do que fazer uma compra parcelada no cartão de crédito, por exemplo, ou um financiamento ou empréstimo pessoal.

Já a inadimplência é o não pagamento desses parcelamentos, onde o atraso faz com que a pessoa deixe de apenas estar endividada e passa a estar também inadimplente.

Outrossim, estar com as finanças sob controle é um desafio em meio a tantos problemas econômicos do país, como queda na renda, desemprego, inflação, pandemia, etc.

O uso do crédito consciente aliado a ampla pesquisa de mercado na hora de contrair uma dívida são fatores cruciais para que uma pessoa consiga se endividar sem prejudicar suas finanças e consequentemente tornar-se inadimplente.

Além disso, na maioria dos produtos bancários há o fantasma dos juros abusivos, que compromete boa parte da renda de uma pessoa.

Mas será que é possível se endividar de modo consciente? Estar inadimplente é algo ruim ou pode ser uma situação necessária em alguns casos? Vamos entender:

Quando a inadimplência se torna necessária?

endividamento e inadimplencia

 

Estar endividado ou inadimplente é a realidade de milhares de pessoas no Brasil.

De acordo com dados divulgados pelo SERASA, o total de brasileiros com contas em atraso chegou a 63 milhões em abril, com acumulado de 1,62 milhão de pessoas que não pagaram em dia suas dívidas e entraram para o hall da inadimplência.

Dessa forma, o total de devedores em abril é o maior desde agosto de 2020, com 39,5% da população adulta inadimplente.

Muitos fatores contribuíram para esses números.

Economistas e especialistas no assunto relatam que a redução no auxílio emergencial criado para amenizar os efeitos da pandemia que assola o país e o mundo desde o início de 2020 aliado ao aumento do desemprego são os principais fatores contribuintes dessa situação.

Além disso, a inflação e os altos juros comprometeram a renda da população, que teve que priorizar pagamentos, deixando dessa forma pendências pelo caminho.

Ainda sobre estar endividado ou inadimplente, o número de pessoas que possuem algum tipo de dívida, mesmo em dia, também é elevado.

De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de brasileiros com algum tipo de dívida chegou à marca de 67,5% da população em abril de 2021.

Mas tornar-se inadimplente é algo ruim?

Em alguns casos a inadimplência pode ser necessária a fim de contornar uma situação de desequilíbrio na relação de consumo, com no caso de cobrança de juros abusivos bancários.

Quando há exagero na cobrança de juros, a primeira medida que deve ser tomada pelo consumidor é paralisar o pagamento do débito e ingressar com a revisão de contrato.

A saber, os recordistas em cobrança de juros abusivos bancários estão empréstimos pessoais e empresariais em geral, financiamentos de veículos, dívidas com cartões de crédito e cobrança de juros em cheque especial, que é aquele limite disponível de maneira automática na conta corrente do consumidor.

É possível reduzir juros estando endividado ou inadimplente ?

A revisão de contrato bancário tem por finalidade a redução de juros quando estes são abusivos e prejudicam o equilíbrio da relação de consumo entre consumidor e credor.

De acordo com a empresa Reis Revisional, especialista em redução de juros abusivos e referência no Brasil em revisões de dívidas bancárias, mais de 90% dos contratos bancários possuem algum tipo de cobrança abusiva ou cláusula em desconformidade com as normas bancárias.

Dentre os principais tipos de abusos esta a cobrança de taxa de juros superior à média bancária divulgada pelo Banco Central do Brasil, ou ainda, cobrança de taxas superiores às informadas em contrato.

Além disso, comumente é encontrada cobrança de tarifas embutidas no contrato de financiamento, que conforme rege o Código de Defesa do Consumidor, é uma maneira de impor a chamada “Venda Casada”, proibida pelo CDC.

Assim, qualquer pessoa pode e deve solicitar a revisão de sua dívida bancária, estando ela endividada ou inadimplente.

A revisão de juros abusivos visa a redução dos juros bancários excessivos, com diminuição do total do débito que pode chegar a 90% do montante devido.

Para saber se você também esta sendo vítima dos Juros Abusivos, preencha o Cálculo Revisional .

Revisão de dívida: Consequências e Benefícios

Fazer a revisão da dívida bancária é necessário e extremamente vantajoso, porém não é algo simples.

Por essa razão, para fazer a revisão de dívida sem surpresas desagradáveis no caminho, e conquistar a quitação do débito sem cobrança de juros abusivos, é necessário contratar um profissional experiente e com competência para dar um basta na cobrança de juros.

Pessoas endividadas ou inadimplentes comumente possuem uma situação financeira delicada.

Dessa maneira, um especialista sério e competente trará benefícios, e evitará armadilhas durante a revisão.

Benefícios da revisão de contrato bancário com a Reis Revisional:

  1. Diminuição total do débito em pelo menos metade do valor devido, podem em alguns casos chegar a 90% de redução;
  2. Prazo estendido para capitalização vez que há suspensão no pagamento das parcelas do contrato bancário;
  3. Respaldo contra possíveis ações contrárias de credores, principalmente em relação à ações de cobrança ou busca e apreensão em caso de veículos;
  4. Reequilíbrio contratual com diminuição do lucro exagerado imposto por credores, reequilibrando a relação de consumo;
  5. Representação profissional perante escritórios de cobrança que exercem cobrança vexatória, que é prática comum mas proibida pelo Código de Defesa do Consumidor;
  6. Possibilidade, em alguns casos, de devolução de valores ilegalmente cobrados em contrato como tarifas embutidas, que caracteriza “venda casada”;
  7. Assistência profissional especializada até a quitação total do débito com retirada de toda e qualquer restrição motivada pelo débito em aberto.

Como em todo ramo de atividade, existe o bom e o mal profissional.

Assim, o consumidor deve ficar atento na hora de contratar uma empresa para revisar sua dívida.

Estando endividado ou inadimplente, uma pesquisa antes da contratação é fundamental a fim de evitar dores de cabeça.

Dessa maneira, ao optar em fazer a revisão de dívida bancária sem contratar o profissional certo, pode ocorrer os seguintes riscos

Riscos da revisão de dívida bancária:

  • Falta de respaldo técnico em ações contrárias movidas pelo credor para reaver o débito;
  • Risco de não obter a redução da dívida almejada em tempo hábil;
  • Sofrer cobranças de valores não acordados previamente durante o andamento da revisão do empréstimo empresarial;
  • Não obter respaldo técnico e assessoria especializada durante a revisão;
  • Sofrer cobrança vexatória por parte do credor.
  • não conseguir a quitação do débito;
  • pode haver cobrança de valores pela prestação do serviço que não foram previamente acordadas antes da contratação.

Endividado ou inadimplente, fazer a revisão de juros com a Reis Revisional vale a pena?

A Reis Revisional é uma empresa líder no segmento de revisão de contratos bancários e abusos exercidos pelos credores.

Em um país onde impera a tirania bancária, a Reis Revisional mudou o olhar que o mercado tinha em relação à qualidade na prestação de serviços e obtenção de resultados que realmente fazem a diferença na vida das pessoas.

Empresa com mais de 7 anos de atuação, certificada por uma das normas de qualidade mais renomadas do mundo, a ISO 9001, a Reis Revisional impõe respeito quando o assunto é revisão de dívida bancária.

Além disso, a empresa possui dentre seus valores a ética e transparência perante os consumidores, sendo a empresa mais confiável do ramo.

Faça uma consulta técnica gratuita e comprove você mesmo a excelência da empresa Reis Revisional.

Faça o Cálculo Online e descubra porque a Reis Revisional já fez milhares de clientes satisfeitos em todo o país.

Publicado em Revisão de Contrato
0 Comments

No Comment.