maior taxa de juros do mundo

Brasil tem a maior taxa de juros do mundo. Como se defender?

Publicado em 10 de fevereiro de 2022 na categoria Revisão de Contrato por Willian dos Reis

De acordo com especialistas e agências de análises, descontando-se a inflação, o Brasil passou a ser o detentor da maior taxa de juros do planeta em fevereiro de 2022.

Com um percentual de 6,41%  de juros reais, o país ocupa a liderança do ranking global de juros, à frente inclusive de países latino americanos como Colômbia e Chile.

De fato, o que culminou nesse indecoroso recorde foi o aumento da TAXA SELIC após a última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, elevando a taxa para 10,75% ao ano.

Em suma, a Taxa Selic é considerada a taxa básica de juros, influenciando os juros de toda a economia brasileira, já que é utilizada em operações do governo federal e de bancos.

O aumento da taxa SELIC visa principalmente o combate à inflação, já que estando o crédito mais caro, a tendência é que exista uma diminuição no consumo e consequentemente redução na alta de preços.

Para quem investe, o aumento da taxa gera oportunidade de lucro pelo rendimento elevado do dinheiro.

Já para o consumidor, a notícia não é nada agradável já que os empréstimos e financiamentos tornam-se mais caros, como financiamento de automóveis e imóveis, por exemplo.

Insta frisar que, com uma maior taxa de juros, pode haver aumento também nas cobranças irregulares e tarifas embutidas em contratos bancários, o que contraria os direitos do consumidor.

Nesses casos, é altamente recomendada a revisão de contrato em vias extrajudiciais, a fim de que os valores cobrados possam ser revistos, com a devolução do equilíbrio contratual entre as partes.

Como agir contra a maior taxa de juros do mundo?

Selic juros elevados

Ter uma vida financeira equilibrada em tempos de crise econômica de nível mundial não é uma tarefa simples.

Saber equilibrar a renda e controlar os gastos são tarefas que exigem esforço diário e muito jogo de cintura, principalmente com a queda do poder aquisitivo dia após dia.

Decerto que um dos maiores vilões para o endividamento de milhares de famílias é a maior taxa de juros do mundo praticada no país.

A parcela do financiamento do carro, os empréstimos mais caros e o crédito rotativo com taxas exorbitantes pesam cada vez mais no bolso, gerando queda na qualidade de vida.

Atrasar uma dívida gera preocupação excessiva que pode influenciar inclusive na saúde de uma pessoa, e pode também piorar a situação financeira com a cobrança de juros ainda maiores.

Dessa forma, uma das principais medidas a ser tomada para quem tem dívidas em atraso é colocá-las em dia.

Entretanto, é fundamental ficar atento às taxas e tarifas cobradas.

Como dito, nosso país hoje detém a maior taxa de juros do mundo, e essa prática pode ser combatida através da revisão contratual.

Dívidas contraídas em empréstimos pessoais, cartões de crédito, financiamentos de veículos, cheques especiais e dívidas empresariais podem e devem ser revisadas a fim de que seja combatida a prática de juros abusivos em nosso país.

Como fazer uma revisão de contrato

Revisões de dívidas são altamente aconselhadas quando o consumidor percebe que a parcela que esta pagando esta pesada demais, ou quando há a evidente cobrança de juros abusivos bancários.

Dessa forma, é fundamental uma análise criteriosa dos valores, bem como elaboração de um laudo técnico a fim de comprovar os abusos.

A empresa Reis Revisional é especialista em revisões de dívidas bancárias no Brasil, com atuação desde o ano de 2013, beneficiando milhares de famílias em todo o país.

Para fazer a sua revisão contratual, acesse o Cálculo Revisional Online e tire todas as suas dúvidas sobre revisões de dívidas bancárias com quem mais entende de redução de débitos no país.

Publicado em Revisão de Contrato
0 Comments

No Comment.