Renegociar Dívidas de Empresas

Renegociar Dívidas de Empresas é um bom caminho?

Publicado em 9 de junho de 2022 na categoria Dívidas Empresariais por Willian dos Reis

Renegociar dívidas de empresas funciona de modo muito parecido com a renegociação de débitos de pessoa física, como empréstimos e financiamentos diversos.

As insistentes ligações de escritórios de cobrança e a sedução de gerentes de contas visando a aderência a novos contratos, chamados de renegociação, algumas vezes escondem armadilhas que apenas agravam a situação econômica e financeira de quem já esta assoberbado de dívidas.

E de tanto insistir, credores acabam vencendo o devedor pelo cansaço.

Mas será que renegociar dívidas de empresas é o melhor caminho para resolver o problema sem aumentar ainda mais a carga de juros e impostos que já existem no contrato original?

Renegociar dívidas de empresas não é o melhor caminho

Juros Abusivos - Reis Revisional

Muitas vezes, empresários são motivados a aderirem à renegociação de dívidas de empresas visando uma eventual redução na parcela do empréstimo bancário ou financiamento.

Para o credor, quando um cliente assina a renegociação, significa uma redução dos índices de inadimplência aliado ao aumento do lucro gerado no contrato, vez que a redução de parcelas comumente esta atrelada a um aumento de prazo, e consequentemente, da taxa de juros cobrada.

A  sensação para quem estava incomodado com a situação da inadimplência, ou mesmo adimplente, mas sufocado pelos altos valores do débito cobrado mensalmente, é de conforto.

Isso porque, dependendo da situação, qualquer redução inicial da parcela irá trazer um alívio momentâneo, porém a longo prazo, o efeito será o contrário.

Dessa maneira, renegociar dívidas de empresas junto ao credor torna-se perigoso e altamente oneroso, sendo preferível a consulta de outros caminhos que podem trazer maiores benefícios a curto e a longo prazo com a quitação.

A principal delas é a revisão de contrato de empréstimo ou financiamento bancário por cobrança de juros abusivos.

Sem dúvidas que o massacre de juros impostos aos empresários no geral torna-se o principal fator da dificuldade na gestão de uma empresa.

Em se tratando de créditos como capital de giro, por exemplo, o dinheiro que poderia ser empregado para fazer a empresa crescer  e gerar empregos é simplesmente entregue de mãos beijadas ao credor, que enriquece de maneira desproporcional ao restante da economia.

Só para ilustrar, o lucro dos 3 maiores bancos privados do país, Bradesco, Itaú e Santander, somaram mais de 18 bilhões de lucro apenas no primeiro trimestre de 2022, valor que representa um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O que é a Revisão de Dívidas Bancárias?

Renegociação de Dívidas empresariaisO Brasil não impõe em sua legislação um limite para cobrança de juros em contratos bancários, mas nem por isso os consumidores devem aceitar os abusos.

Todos os meses o Banco Central do Brasil, órgão responsável pela supervisão do sistema financeiro nacional, divulga os índices e percentuais da taxa média de juros praticada no país.

Esses índices, apesar de pouco divulgados, são a base de comparação para iniciar a análise de uma suposta cobrança de juros abusivos em um contrato bancário.

Quando uma taxa de juros esta muito acima dessa média de juros, o primeiro indício de uma irregularidade contratual esta identificado.

Com uma análise um pouco mais aprofundada, é possível encontrar casos onde existe a informação da cobrança de uma determinada taxa de juros no contrato, mas ao fazer as contas “na ponta do lápis” é verificado que a taxa real é maior e mais benéfica ao credor.

Além disso, a maioria dos contratos bancários de empréstimos e financiamentos possuem alguma tarifa embutida, sendo que a maioria delas tratam-se de cobrança ilegal ou venda casada, vetadas pela legislação.

Por fim, apesar de não haver uma limitação da cobrança de juros em contratos bancários, a legislação garante o equilíbrio na relação de consumo por meio do Código de Defesa do Consumidor, e restringe o enriquecimento às custas de outrem por meio do Código Civil.

Com toda essa base, a revisão de contrato é um caminho muito mais assertivo em detrimento à renegociação de dívidas de empresas diretamente com o credor.

Quando efetuada por um profissional qualificado, a revisão contratual pode obter uma redução total da dívida superior a metade do débito, chegando em alguns casos a mais de 90% de redução em relação ao montante inicial.

Para saber mais sobre a revisão de dívidas empresariais, preencha o Cálculo Revisional Gratuito e descubra se você esta sendo mais uma vítima da cobrança de juros abusivos.

5 Dicas Antes de Renegociar Dívidas de Empresas

Antes de comprometer ainda mais o orçamento, que já é apertado, com a prolongamento do pagamento da dívida ao credor, existem alguns pontos de atenção que devem ser observados:

  • Levante o valor total do débito antes de renegociar;
  • Priorize as dívidas com maior taxa de juros;
  • Se assegure que esta renegociando com o credor certo, e não com um estelionatário;
  • Não aceite a primeira proposta que receber;
  • Simule caminhos alternativos, com a Revisão de Contrato de Dívidas Empresariais.

Renegociar dívidas de empresas ou fazer a revisão de juros?

Renegociar uma dívida exige muita atenção do empresário e comumente culmina na majoração do valor do débito, sendo mais benéfico ao credor.

Dessa forma, a revisão de juros abusivos de dívidas empresariais torna-se um caminho atrativo, que resulta na eliminação do débito sem a cobrança exorbitante de juros.

Decerto que o maior atrativo para quem faz a revisão, é poder efetuar o pagamento do montante devido sem aquela pressão exercida pelos prazos e datas de vencimento.

Ao contratar a empresa Reis Revisional, por exemplo, o empresário terá suporte especializado e um time treinado e capacitado para orientar o cliente durante todas as etapas da revisão.

Enquanto especialistas da empresa reduzem o débito gradativamente, o empresário poderá pensar e reorganizar as finanças de sua empresa com calma, e apenas fará a quitação do montante devido ao credor quando houver a completa eliminação de juros.

Isso garante um tempo precioso para a capitalização, sem prejudicar o andamento dos negócios e sem tirar o sono do gestor.

Certificada pela Norma ISO 9001 de qualidade, a empresa Reis Revisional já reduziu a dívida de milhares de clientes em todo o Brasil.

Para fazer parte desse time que disse não aos juros, preencha o Cálculo Revisional e dê um basta na cobrança abusiva de juros.

1. O que é juros abusivos?

Juros abusivos em contratos de financiamento é quando o credor obtém lucro exagerado sobre o consumidor através de contratos de financiamentos, empréstimos bancários, cheque especial, cartão de crédito ou qualquer outra modalidade de empréstimo, com o objetivo de enriquecimento ou aumento significativo de lucros através do exagero na cobrança do ágio

2. O que é revisão de contrato bancário?

A revisão de contrato bancário ocorre quanto todo ou parte do documento que gerou a dívida é considerado irregular, como a cobrança de juros abusivos, por exemplo, e visa principalmente o restabelecimento do equilíbrio da relação de consumo.

3. Quanto tempo leva para fazer a revisão contratual de empresas?

A revisão contratual de dívidas empresariais dura em média 6 meses, podendo esse prazo variar para mais ou para menos a depender das peculiaridades da dívida e também dos valores disponíveis para negociação do débito junto ao credor.

4. Qualquer tipo de dívida pode ser revisada?

Qualquer tipo de dívida pode ser revisada, sendo especialidade da empresa Reis Revisional a revisão de contratos de empréstimos pessoais ou empresariais, financiamentos, cartões de crédito, capital de giro e limites de cheque especial.

5. Posso fazer a Revisão mesmo estando inadimplente?

Sim, a situação de adimplência ou inadimplência não é impeditivo para que se proceda a revisão do contrato.

Publicado em Dívidas Empresariais
0 Comments

No Comment.