Veículo usado

Veículo usado mais caro que veículo novo?

Publicado em 10 de junho de 2021 na categoria Dicas por Willian dos Reis

Quem comprou ou esta comprando veículo nesses tempos estranhos de pandemia tem notado um fenômeno atípico: o preço do veículo usado esta maior do que o veículo novo, zero km.

Segundo pesquisas de empresas especializadas no setor, alguns veículos populares usados estão com valor maior do que veículos similares porém já usados.

Com o estudo foi possível observar que metade da lista observada apresenta esse fenômeno, que para muitos, é algo bem difícil de entender considerando a média dos custos de carros novos em comparação à média de preços praticados por lojistas da tabela de março, onde a base de preços utilizada foi a praticada no Estado de São Paulo.

A variação ficou em média de 3 a 5% do veículo usado mais caro que o veículo novo.

Assim, a principal explicação para esse fenômeno é o desequilíbrio entre oferta e demanda, ou seja, há muito mais gente procurando veículos do que veículos disponíveis para compra.

Certamente que a pandemia teve forte influência nesse cenário.

Com a paralisação das fábricas no período de quarentena, os veículos novos simplesmente desapareceram das concessionárias, gerando filas de compras onde o prazo para entrega do carro muitas vezes não compensa para o comprador aguardar.

Com isso, a alternativa para aquelas pessoas que tem pressa na aquisição do bem foi procurar veículos seminovos, similares aos veículos zero km e com baixa quilometragem.

Dessa maneira, o efeito desse fenômeno foi a alta no valor desses veículos seminovos tendo em vista a enorme procura dos consumidores que não encontram esses carros disponíveis nas concessionárias de veículos zero km a pronta entrega.

Veículo usado compensa?

Muitas pessoas preferem um carro zero pela segurança em saber que o veículo dificilmente o deixará na mão vez que trata-se de um bem o qual não foi utilizado e possui garantia para qualquer falha no processo de fabricação.

Entretanto na hora de escolher entre carro zero ou usado o bolso também tem que ter um peso na decisão.

Comumente o valor de compra de um veículo zero supera o do veículo usado por motivos óbvios, porém com o fenômeno de valorização do usado provocado principalmente pela pandemia, a situação tem se invertido.

Pelo simples fato de tirar o veículo da concessionária, a desvalorização do carro zero pode chegar a 30% dependendo do modelo do carro em se tratando principalmente de veículos menos procurados, como carros de luxo por exemplo.

Esse fator também deve ser levado em conta na hora de decidir pela compra.

Outro fator que o consumidor deve se atentar esta em relação às taxas de juros na hora do financiamento.

Claro que a perda na desvalorização do bem irá ocorrer independente de taxa de juros, contudo muitas montadores já possuem bancos próprios e conseguem oferecer vantagens inclusive com taxa zero de juros.

Em suma, no momento atual e no caso de veículo popular, aqueles que não possuem pressa para receber o automóvel podem tranquilamente optar pelo veículo zero quilometro.

Falando de carros luxuosos onde a procura é menor, certamente vale a pena dar aquela pesquisada em um seminovo pouco rodado, pois o valor pode chegar em mais de 30% de diferença para um zero km similar.

Financiamento de veículo usado é mais caro que veículo zero?

Revisão de juros veículo usadoComumente financiamento de veículo usado tende a ser mais oneroso do que veículos zero km, devido às ofertas de juros de bancos próprios das montadoras.

Outro ponto de atenção em relação ao financiamento de veículo usado e também do zero km esta em relação às tarifas embutidas no contrato e cláusulas abusivas podem trazer um prejuízo enorme ao consumidor que não se atenta ao contrato de financiamento.

Dessa forma, adquirir um carro zero ou usado financiado exige atenção e cautela do consumidor, que deve manter a empolgação da aquisição de lado e raciocinar friamente antes de assinar qualquer contrato.

Em suma, o veículo zero traz muita segurança ao consumidor nos quesitos manutenção, documentação e procedência, além de taxas de juros mais atrativas, porém o valor da desvalorização do bem deve ser levada em conta além da peculiaridade da atual situação em relação aos prazos de entrega, principalmente falando de veículos populares que possuem maior procura.

A compra de um carro zero é indicada para quem não vê a aquisição como um investimento e também não pretende se desfazer do bem em curto prazo de tempo, porém se o consumidor tem tempo e disposição para procurar um veículo dessa categoria porém seminovo, certamente encontrará ofertas mais atrativas e poderá muitas vezes adquirir veículos melhores e mais equipados com o mesmo valor que desembolsaria em um zero quilômetro.

Como fugir dos juros abusivos de carros usados?

Como vimos, seja para compra de carro zero ou veículo usado financiado, é fundamental haver uma análise minuciosa do contrato de financiamento antes de sua assinatura, para que possa ser verificada a taxa de juros e presença de cláusulas abusivas, como tarifas embutidas por exemplo.

O Brasil possui uma das mais altas taxas de juros do mundo, o que eleva consideravelmente o lucro de bancos e financeiras, e encarece as parcelas, que ao final acabam pesando demasiadamente sobre o bolso do consumidor.

Essas instituições credoras batem recordes de lucro ano após ano, sendo a principal fonte desse lucro a cobrança de juros abusivos sobre o consumidor.

A saber, juros são considerados abusivos quando extrapolam a taxa média de juros de mercado ou quando são calculados de modo que favoreça o credor em detrimento ao consumidor.

De acordo com o Código Civil, enriquecer às custas de outrem sem motivo justificado é crime, sendo que a cobrança abusiva de juros deve ser combatida.

Para evitar cair nesse tipo de armadilha, uma boa pesquisa de mercado para comparação das taxas de juros é fundamental antes da assinatura do contrato de financiamento.

Para as pessoas que já financiaram seus veículos e desconfiam que podem estar sendo lesadas pela cobrança de juros abusivos, é possível fazer a revisão de contrato, que consiste principalmente em identificar cobrança de juros abusivos, taxas e tarifas embutidas ilegalmente além de cláusulas irregulares e leoninas.

A empresa Reis Revisional, líder em revisão de juros abusivos e certificada pela norma ISO 9001 de qualidade, já reduziu a dívida de milhares de clientes gerando economia financeira real aos consumidores.

Para saber se você também esta sendo mais uma vítima dos juros abusivos, faça o Cálculo Revisional Grátis e saiba o quanto você poderá economizar com sua revisão.

Publicado em Dicas
0 Comments

No Comment.