Amortização de Dívida

Descomplicando a Amortização de Dívida

Publicado em 22 de setembro de 2022 na categoria Cálculos Financeiros por Willian dos Reis

Certamente você já ouviu falar em amortização de dívida e talvez até tenha uma ideia do que isso significa, contudo, neste artigo, vamos explicar a fundo o assunto para que as dúvidas cessem de uma vez por todas.

Além disso, disponibilizamos uma calculadora online para cálculo de juros de seu empréstimo ou financiamento bancário mediante o seu Sistema de Amortização.

A saber, amortização de dívida é a devolução por parte do devedor do montante tomado por empréstimo a um credor, e se dá por meio de pagamentos periódicos, podendo ser em parcelas variáveis ou fixas.

Dessa forma, ao efetuar um empréstimo bancário, por exemplo, o valor tomado no empréstimo deverá ser devolvido ao banco por meio do pagamento de prestações, estando incluso nesses pagamentos os valores referentes ao empréstimo, juros e taxas.

Assim, com o pagamento das parcelas, a dívida vai diminuir, ou seja, a dívida será amortizada.

Já o processo de antecipar o pagamento de parcelas a fim de ter o efeito reduzido de juros conforme veremos a seguir, chama-se amortização de parcelas, que além de reduzir o juros, irá reduzir também o tempo do empréstimo / financiamento.

E para não restar nenhuma dúvida sobre o assunto, juros é o valor acrescido ao montante principal emprestado, que visa a remuneração do credor a fim de que este possa lucrar ao conceder o empréstimo para alguém, como forma de recompensa pela operação e seus riscos.

Como Calcular a Amortização de Uma Dívida Bancária?

Calculo de amortização

O cálculo de amortização de uma dívida leva em consideração os seguintes fatores: montante emprestado, taxa de juros, tempo, e taxas e/ ou tarifas.

Para que se possa calcular a amortização, ter em mãos essas informações é fundamental a fim de se obter o valor exato do que esta sendo pago para o credor, bem como qual o Sistema de Amortização que esta sendo utilizado.

Sistema de Amortização  de Dívida é a forma como o valor total do saldo devedor será calculado, e caracteriza como a dívida vai ser diminuída, ou seja, amortizada até que chegue em sua liquidação total.

Basicamente um sistema de amortização pode considerar a cobrança de juros simples (quando o valor mensal de juros não é incorporado ao capital inicial) ou juros compostos (praticado pelos bancos) que adiciona os juros ao capital elevando consideravelmente o valor da dívida.

Assim, é importante salientar que no Contrato de Financiamento ou Contrato de Empréstimo Bancário deve constar informações básicas, garantidas pela Lei 10931/04, sendo elas:

  • taxas de juros efetivas mensal e anual;
  • índice de preços ou base de remuneração, caso combinado;
  • tributos e contribuições;
  • tarifas e outras despesas;
  • Custo Efetivo Total (CET), que é a taxa que considera todas as despesas envolvidas na operação; e
  • critérios e forma de cobrança de encargos se você atrasar o pagamento total ou parcial da dívida.

Por esse motivo é fundamental antes de assinar um contrato de empréstimo ou financiamento, efetuar a leitura com calma e desvendar a taxa de juros, sistema de amortização (juros simples ou composto) bem como tarifas que irão compor a dívida.

Além disso, ​ao contratar um empréstimo, financiamento ou leasing, a instituição deve fornecer a você uma cópia do contrato ou do título de crédito que representa a dívida.

Quais são os principais Sistemas de Amortização de Dívidas?

Hoje em dia infelizmente não é comum ser aberto ao consumidor optar pelo sistema de amortização de uma dívida antes da contratação do empréstimo ou financiamento bancário.

Isso ocorre porque os credores vivem de juros, e necessitam obter lucros sobre o consumidor a fim de baterem os seus recordes, ano após ano.

Contudo, estar bem informado e consciente dos valores que estão sendo pagos e o porquê de  sua cobrança é importante para tomada da decisão de contrair ou não uma dívida.

Dessa maneira, apresentamos a seguir os principais Sistemas de Amortização de Dívidas utilizados bem como a forma como são calculados.

Inclusive nos links apresentados abaixo, é possível simular o cálculo de amortização de dívidas de maneira rápida, simples e confiável, tornando transparente a forma de cálculo de juros e os valores reais cobrados em dívidas bancárias.

Amortização de Dívida pelo Sistema Price Ano Comercial 360 Dias – SAF

A Tabela Price ou Sistema de Amortização Francês – SAF é muito popular no Brasil e no mundo, utilizado na grande maioria dos contratos de empréstimos e financiamentos bancários.

Isso porque nesse sistema, todas as prestações são iguais, periódicas e sucessivas, ou seja, não há variação no valor da parcela, sendo o juros calculado de maneira composta, ou seja, juros sobre juros.

Nesse sistema, para um determinado período, os juros são calculados sobre o saldo devedor do empréstimo ao início deste mesmo período. A diferença entre o valor da prestação e os juros respectivos, dá origem ao valor da amortização, sendo que o saldo devedor é igual ao saldo devedor do período anterior menos a amortização do respectivo período.

A amortização de dívida pela Tabela Price é utilizada principalmente para pagamento de veículos e crediário em geral, onde o prazo é curto e a prestação é fixa.

O sistema Price torna-se inadequado para financiamentos em longo prazo que contenham um indexador (como a Taxa Referencial – TR, por exemplo) que na hipótese de acelerar poderá deixar resíduo a ser renegociado no final do contrato.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização Price, clique no link

Calculadora Sistema de Amortização Price – SAF

 

Amortização de Dívida pelo Sistema de Amortização Linear – Sal

O Sistema de Amortização Linear ao contrário do sistema francês Price, tem como base o cálculo pelo critério de juros simples.

Este método denominado por “Ronildo da Conceição Manoel e Vital Ferreira Junior” no livro “Perito-contador: com foco na área econômico-financeira”. Apura juros simples (taxa de juros mensal multiplicada pela quantidade de meses decorridos) sobre o valor principal que será liquidado em cada parcela.

A título de exemplo, ao se desejar obter um empréstimo em seis parcelas fixas de R$ 1000,00 a uma taxa de juros de 8% ao mês, pelo Sistema de Amortização de Dívida Linear, o cálculo se daria como se houvessem seis empréstimos individuais, utilizando-se a fórmula:

Sistema de Amortização Linear SAL

Isso resultaria em um capital inicial de R$ 4742,00:

Primeira operação: P1 = 1000 / (1 + 0,08 x 1) =   925,93

Segunda operação: P2 = 1000 / (1 + 0,08 x 2) =  862,07

Terceira operação:  P3 = 1000 / (1 + 0,08 x 3) =   806,45

Quarta operação:    P4 = 1000 / (1 + 0,08 x 4) =   757,58

Quinta operação:    P5 = 1000 / (1 + 0,08 x 5) =   714,29

Sexta operação:      P6 = 1000 / (1 + 0,08 x 6) =    675,69

Valor total:              Pt = 4.742,01

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização Price, clique no link

Sistema de Amortização Linear – SAL

Tabela de Amortização Gauss

O método de Gauss é um método para resolução de sistemas de equações lineares, sendo o seu nome uma homenagem aos matemáticos alemães Carl Friedrich Gauss e Philipp Ludwig von Seidel.

O Método de Gauss visa demonstrar a evolução de um financiamento com pagamentos mensais com juros simples (i.e. sem anatocismo – capitalização dos juros).

Fórmula Gauss

Sistema de Amortização de Dívida Gauss

O Método de Gauss, originalmente, não era um sistema de amortização, porém, sua fórmula matemática aplicada a um financiamento de longo prazo proporcionou um valor de prestação total fixo e composto de uma parcela de juros e outra de capital (amortização).

Portanto, o valor da prestação total pelo Sistema de Amortização Gauss é fixo até o final dos pagamentos .

Contudo, nele fica evidente a garantia do pagamento integral do capital a juros simples porque não há recálculo em função do saldo devedor e a parcela de capital devolvido mês a mês.

A resistência dos agentes financeiros e credores no geral a este método se dá pela evidente não cobrança dos juros sobre juros, também conhecida como anatocismo.

O Método de Gauss realmente é mais benéfico a quem financia qualquer bem, a longo prazo, garantindo a liquidação da dívida a custos menores.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização GAUSS, clique no link:

Sistema de Amortização GAUSS

 

Tabela de Amortização SAC

O método SAC se refere ao Sistema de Amortização Constante.

Isso significa que, em um empréstimo ou financiamento contratado por essa tabela, o valor da prestação será composto de uma parte sendo a amortização real da dívida contraída, e outra parte os juros e encargos contratados.

Em suma, pelo sistema SAC de amortização, o valor da parcela será decrescente vez que os juros cobrados decresce com o passar do tempo.

Esse sistema é muito utilizado em financiamentos a longo prazo, como o financiamento de imóveis, por exemplo.

Este é um sistema que foi criado a partir de uma convenção de natureza operacional.

Por essa razão, quando utilizado, torna-se impossível ao mutuário notar a aplicação de juros sobre juros, visto que o quadro de amortização tradicional, conhecido também como demonstrativo de evolução do saldo devedor, está em sintonia com o próprio método de cálculo desse sistema.

Contudo, é sabido que todo saldo devedor mensal possui juros e, quando, então, se calcula juros sobre qualquer um deles, conta-se também juros sobre juros, não existindo exceções.

Nesse entendimento, que é o correto sob o ponto de vista matemático, o SAC capitaliza juros, pois esse encargo, quando efetuado o controle, pode ser calculado sobre o saldo devedor a cada mês e o financiamento é efetivamente quitado após o último pagamento.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização SAC – Juros Compostos, clique no link:

Sistema de Amortização SAC

Tabela de Amortização SAC-JS (Juros Simples)

Como visto, o método SAC se refere ao Sistema de Amortização Constante.

Isso significa que, em um empréstimo ou financiamento contratado por essa tabela, o valor da prestação será composto de uma parte sendo a amortização real da dívida contraída, e outra parte os juros e encargos contratados.

Aqui, encontramos o Sistema de Amortização de Dívida pelo método SAC porém sem a capitalização de juros, ou seja, sem a cobrança de anatocismo.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização SAC – Juros Simples, clique no link:

Sistema de Amortização SAC – Juros Simples

Tabela de Amortização a Juros Simples (MAJS)

No Sistema de Amortização a Juros Simples MAJS o valor de suas prestações é justamente o oposto ao encontrado no SAC.

Ele reproduz os juros de forma simples, obedecendo a sua principal premissa de calcular e devolver os juros contratados para o credor.

Nele, os juros deverão incidir no capital ou saldo devedor e não na parcela de amortização.

De certa forma, o próprio autor desse método concorda que os juros devem incidir sobre o capital que criou a coluna de “juros a receber”, e através dessa coluna não repassa os juros à prestação, passando apenas o valor correspondente a incidência da taxa na parcela de amortização.

Ou seja, os juros cobrados na primeira prestação estão incidindo sobre a parcela de amortização, e não sobre o capital, desrespeitando assim o conceito universal de juros.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização a Juros Simples – MAJS, clique no link:

Sistema de Amortização MAJS

Tabela de Amortização SACRE

O Sistema de Amortização Crescente – SACRE se dá com parcelas de valores fixos, com incidência de juros, sendo o seu objetivo principal permitir uma maior amortização da dívida.

Em suma, por esse sistema, quando o contratante estiver terminando de pagar a dívida, ocorrerá a diminuição do saldo devedor, ou seja, os juros incididos serão menores.

Trata-se de um dos tipos de sistemas de amortização mais vantajosos, que tem um dos menores índices de inadimplência do mercado.

Dentre as suas principais características, estão o fato de que a parcela é variável e decrescente a cada 12 meses, o Saldo devedor deverá ser recalculado a cada 12 meses e a parcela possui amortização crescente.

Isso permite que, nesse sistema de amortização, a dívida seja paga de forma mais rápida que nos outros.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização SACRE, clique no link:

Sistema de Amortização SACRE

 

Tabela de Amortização SAA – Americano

O Sistema Americano de Amortização SAA, é um sistema de amortização de dívidas onde os juros de um empréstimo são pagos de forma periódica, porém a quitação do empréstimo se dá por meio de uma única parcela que deverá ser paga ao final do contrato.

Trata-se de um tipo de quitação de empréstimo que favorece aqueles que desejam pagar o valor principal através de uma única parcela, porém os juros devem ser pagos periodicamente ou, dependendo do contrato firmado entre as partes, os juros são capitalizados e pagos junto ao valor principal.

Esse sistema favorece investimentos cujo retorno financeiro é superior aos juros pagos, mas não o suficiente para pagar o valor principal de forma parcelada.

Desse modo, a empresa consegue criar capitalizações mensais para quitar o empréstimo após um determinado prazo.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização Americano, clique no link:

Sistema de Amortização SAA Americano

 

Tabela de amortização PRICE por Coeficiente não Periódico

O Sistema de Amortização de Dívida pelo método PRICE não periódico nada mais é senão um método matemático que permite apurar prestações de igual valor mesmo em séries que registram vencimentos em diferentes periodicidades.

Em outras palavras, no referido método considera-se o exato número de dias decorridos entre cada vencimento,  e justamente por conta desta especificidade técnica diverge do sistema PRICE, em consequência diferenciando os valores das prestações.

Para acessar a Calculadora Online pelo método de amortização PRICE por Coeficiente Não Periódico, clique no link:

Sistema de Amortização Price por Coeficiente Não Periódico

 

Comparativo entre os sistemas de amortização

Aqui é possível efetuar um comparativo entre todos os Sistemas de Amortização de Dívidas apresentados de maneira prática e rápida.

Basta preencher os dados uma única vez, e obter o demonstrativo gráfico onde é possível visualizar os valores de cada um dos sistemas e obter o seu comparativo a fim de identificar qual é o método de amortização de dívida mais vantajoso.

Para acessar a Calculadora Online comparativa entre os sistemas de amortização, clique no link:

Comparativo Entre os Sistemas de Amortização

 

O que achou do artigo? Gostou?

Ajude outras pessoas a esclarecerem as suas dúvidas comentando e compartilhando o artigo

Publicado em Cálculos Financeiros
0 Comments

No Comment.