Banco Central Registrato

Sistema Registrato do Banco Central

Publicado em 30 de junho de 2022 na categoria Assuntos Gerais por Willian dos Reis

Você sabia que o Banco Central do Brasil, Bacen, órgão responsável por gerir a política econômica do país, possui um sistema que faz o registro de todas as movimentações financeiras de cada pessoa, até mesmo aquelas que você nem lembrava mais que havia realizado?

Sim, esse sistema existe e chama-se Sistema Registrato do Banco Central.

Ele registra todas as chaves Pix cadastradas ou descadastradas em todos os bancos ou instituições financeiras as quais uma pessoa possui conta aberta ou até mesmo contas que já foram encerradas.

Além disso, o sistema Registrato do Banco Central registra todos os empréstimos, financiamentos e operações de crédito, inclusive as faturas do seu cartão de crédito dos últimos cinco anos, bem como as operações de câmbio.

Ficou curioso em saber se os seus dados estão seguros ou se podem ser consultados por qualquer pessoa acessando diretamente o sistema Registrato ?

Neste artigo vamos responder a essa e a outras dúvidas, além de mostrar passo a passo como acessar o histórico de sua vida financeira no sistema Registrato do Banco Central.

Como acessar o Sistema Registrato do Banco Central ?

Juros Abusivos - Reis Revisional

Decerto que o governo possui uma infinidade de sistemas aos quais algumas vezes nem imaginamos que existam, e que guardam uma série de informações preciosas sobre a nossa vida.

O sistema Registrato do Banco Central é um deles, e conhecer como ele funciona e suas aplicações pode ser valioso para entendermos como o governo controla a nossa vida financeira, bem como onde e quando esses dados podem ser utilizados.

Dessa forma, o Banco Central fornece acesso gratuito a consulta de dados de movimentações financeiras vinculadas ao CPF de uma pessoa por meio do Sistema Registrato.

Para acessar o Sistema Registrato, basta acessar o site do Banco Central e realizar o cadastro para que seja possível se logar ao sistema.

Ao iniciar no sistema, a tela abaixo será exibida com algumas opções de consulta:

Sistema Registrato Bacen

  • Cheques sem Fundos
  • Empréstimos e Financiamento
  • Contas e Relacionamentos
  • Cadin Federal
  • Chaves Pix
  • Câmbio

Cheques sem Fundo

Aqui é possível consultar o relatório de cheques sem fundo por meio do sistema CCF.

Esse relatório retorna as seguintes informações:

  • nome do titular que emitiu o cheque;
  • CPF do titular que emitiu o cheque ou CNPJ;
  • banco e agência que fez a inclusão;
  • motivo da devolução;
  • número e valor do cheque;
  • a data de inclusão;
  • a data da devolução.

 

Empréstimos e Financiamentos

Nesse link do Sistema Registrato do Banco Central é possível consultar todos os empréstimos e financiamentos, seja eles em dia ou em atraso, quitados ou em andamento, realizados durante a vida financeira de uma pessoa.

Ele utiliza como base o Sistema SCR, que é o sistema de informações de crédito.

Esse sistema acabou erroneamente sendo conhecido como o sistema da tal “Lista Negra Bancária” vez que ele pode ser utilizado pelas instituições financeiras para consultar o seu histórico dos últimos dois anos, desde que seja dada a autorização da pessoa a ser consultada para isso.

Ocorre que, fatalmente, os credores acabam vinculando a autorização para concessão de empréstimos, financiamentos, abertura de contas, emissão de cartões e todos os outros serviços bancários, à consulta ao sistema SCR, além do SCORE de Crédito do Serasa, Boa Vista e SPC.

Por esse motivo, é altamente aconselhável sempre prestar atenção nas letrinhas minúsculas constantes dos contratos bancários, inclusive os chamados “Contratos de Adesão” a fim de saber exatamente o que esta sendo autorizado ou não durante a contratação de um credor.

Insta frisar que os dados disponibilizados para consulta são de todas as instituições financeiras as quais o consumidor tem ou teve relação, e dados de pagamentos.

Para saber tudo sobre o mito das listas negras bancárias, acesse o artigo “Lista Negra Bancária”.

Contas e Relacionamentos

Aqui é possível consultar os relacionamentos financeiros por meio do CCS, que é o Cadastro de Cientes do Sistema Financeiro Nacional, sendo possível obter o relatório de todas as contas bancárias, corretoras de valores e instituições de pagamento abertas ou já encerradas no nome da pessoa que esta fazendo a consulta.

Essa consulta é bastante útil para verificação se aquela conta a qual você pediu encerramento de fato foi ou não encerrada, vez que a maioria dos bancos, principalmente os chamados “bancões” (Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil) costumam não providenciar o encerramento, e acabam em consequência cobrando tarifas e taxas provenientes do vinculo em aberto com aquela instituição.

Cadin Federal

O Cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) é um banco de dados onde são registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas com dívidas (débitos) com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta.

O Cadin é um cadastro usado somente pela Administração Pública Federal, direta e indireta e poderes legislativo e judiciário. Essas entidades são responsáveis por incluir os devedores do Cadin pelo Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen), seguindo regras do Tesouro Nacional.

A função do Banco Central é administrar as informações que compõem o seu banco de dados. Cabe ao BC disponibilizar o Sisbacen a essas entidades e fornecer suporte técnico-operacional necessário ao processamento, controle e acompanhamento do fluxo de informações.

 

Chaves PIX constantes do Sistema Registrato do Banco Central

Juros Abusivos - Reis RevisionalNo Sistema Registrato do Banco Central é possível consultar todas as suas chaves PIX cadastradas, ativas ou inativas, seja email, CPF / CNPJ , número de telefone celular ou chave aleatória.

Conforme consta do site do Banco Central do Brasil, Pix é uma forma de pagamento rápido, que você pode usar para fazer pagamentos ou transferências, em qualquer hora do dia, todos os dias da semana.

O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento.

Ao cadastrar uma chave PIX, ela irá funcionar como um apelido da sua conta, no banco ou instituição onde possuir conta. Com essa chave, você não precisa mais informar banco, agência e conta para receber um Pix.

Para entender mais sobre o que é e como funcionam as Chaves PIX, acesse nosso artigo: PIX: Dinheiro em espécie com os dias contados

 

Operações de Câmbio

Nessa área do Sistema Registrato do Banco Central, é possível efetuar a consulta de todo o dinheiro que já foi enviado para o exterior, ou então que foi trazido para o país, realizadas por meio de bancos e instituições devidamente legalizadas no Bacen.

Além disso, no relatório de câmbio é possível verificar se esta tudo certo com as transações, sendo feita análise se todos os valores transacionados foram devidamente computados de forma correta no Banco Central.

 

Empréstimos e Financiamentos Bancários com Juros Abusivos também constam do Sistema Registrato ?

O sistema Registrato do Banco Central concentra as informações de todas as transações bancárias referentes a empréstimos e financiamentos, incluindo aquelas que possuem a cobrança de juros abusivos.

Ocorre que o sistema não identifica se há a cobrança abusiva ou não, constando apenas o registro da transação.

A saber, uma dívida possui juros abusivos sempre que a cobrança de juros extrapola o equilíbrio na relação de consumo ou esta muito acima da média praticada pelo mercado.

Felizmente esse tipo de cobrança tem solução, e pode ser combatida por meio da revisão de dívida bancária.

No Brasil, a melhor e mais confiável empresa para efetuar a revisão da dívida bancária é a Reis Revisional, com quase 10 anos de experiência e milhares de clientes que conseguiram quitar seus empréstimos e financiamentos com reduções que variam de 50% a 90% do montante do débito.

Para descobrir se a sua dívida possui cobrança abusiva de juros, faça gratuitamente o Cálculo Revisional, e conheça como colocar um basta definitivo nessa situação.

Economize e realize com a Reis Revisional.

1. O que é Sistema Registrato do Banco Central?

O Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio dentre outros

2. Qual o papel do Banco Central do Brasil na economia?

Banco central do Brasil é a instituição com o dever de regular o volume de dinheiro e de crédito da economia. Essa atribuição dos bancos centrais geralmente está associada ao objetivo de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional.

3. O que é Sistema SCR do Bacen?

O SCR - Sistema de Informações de Créditos - é um banco de dados que mostra quais empréstimos, financiamentos e garantias você possui com instituições autorizadas a funcionar pelo BC

4. Como evitar a cobrança de juros abusivos em empréstimos bancários?

A melhor maneira de não pagar juros abusivos é fazer uma revisão contratual que visa a eliminação completa de possíveis irregularidades contratuais, inclusive referente à taxa de juros, proporcionando economia financeira real ao consumidor e reequilibrando a relação de consumo.

Publicado em Assuntos Gerais
0 Comments

No Comment.