Sistema de Amortização Constante

Cálculos Efetuados: 1418

Entre com sua conta ou Cadastre-se para poder baixar essa tabela em PDF clicando no botão ao lado.

O método SAC se refere ao Sistema de Amortização Constante.

Isso significa que, em um empréstimo ou financiamento contratado por essa tabela, o valor da prestação será composto de uma parte sendo a amortização real da dívida contraída, e outra parte os juros e encargos contratados.

Em suma, pelo sistema SAC de amortização, o valor da parcela será decrescente vez que os juros cobrados decresce com o passar do tempo.

Esse sistema é muito utilizado em financiamentos a longo prazo, como o financiamento de imóveis, por exemplo.

Este é um sistema que foi criado a partir de uma convenção de natureza operacional.

Por essa razão, quando utilizado, torna-se impossível ao mutuário notar a aplicação de juros sobre juros, visto que o quadro de amortização tradicional, conhecido também como demonstrativo de evolução do saldo devedor, está em sintonia com o próprio método de cálculo desse sistema.

Contudo, é sabido que todo saldo devedor mensal possui juros e, quando, então, se calcula juros sobre qualquer um deles, conta-se também juros sobre juros, não existindo exceções.

Nesse entendimento, que é o correto sob o ponto de vista matemático, o SAC capitaliza juros, pois esse encargo, quando efetuado o controle, pode ser calculado sobre o saldo devedor a cada mês e o financiamento é efetivamente quitado após o último pagamento.

 

?
?
?
?
?
?
?
Entre com sua conta para poder fazer o uso dos índices de correção monetária.
Aguarde, calculando...
VencimentoSaldo devedor
Amortizado
Dias de vecParcelaDias
Acumulados
AmortizaçãoJuros