Sistema de Amortização Carl Friedrich Gauss

Cálculos Efetuados: 2962

Entre com sua conta ou Cadastre-se para poder baixar essa tabela em PDF clicando no botão ao lado.

O método de Gauss é um método para resolução de sistemas de equações lineares, sendo o seu nome uma homenagem aos matemáticos alemães Carl Friedrich Gauss e Philipp Ludwig von Seidel.

Ele visa demonstrar a evolução de um financiamento com pagamentos mensais com juros simples (i.e. sem anatocismo – capitalização dos juros).

Fórmula Gauss

 

Sistema de Amortização de Dívida Gauss

O Método de Gauss, originalmente, não era um sistema de amortização, porém, sua fórmula matemática aplicada a um financiamento de longo prazo proporcionou um valor de prestação total fixo e composto de uma parcela de juros e outra de capital (amortização).

Portanto, o valor da prestação total pelo Sistema de Amortização Gauss é fixo até o final dos pagamentos .

Contudo, nele fica evidente a garantia do pagamento integral do capital a juros simples porque não há recálculo em função do saldo devedor e a parcela de capital devolvido mês a mês.

A resistência dos agentes financeiros e credores no geral a este método se dá pela evidente não cobrança dos juros sobre juros, também conhecida como anatocismo.

O Método de Gauss realmente é mais benéfico a quem financia qualquer bem, a longo prazo, garantindo a liquidação da dívida a custos menores.

 

?
?
?
?
?
?
?
Entre com sua conta para poder fazer o uso dos índices de correção monetária.
Aguarde, calculando...

VencimentoSaldo devedor
Amortizado
Dias de vecParcelaDias
Acumulados
AmortizaçãoJuros