Juros Abusivos - Reis Revisional

O que é necessário para encerrar a minha conta corrente no banco?

Publicado em 23 de agosto de 2017 na categoria Dicas por Willian dos Reis

O procedimento para encerrar uma conta corrente em determinada instituição financeira, tem gerado inúmeras dúvidas em seus clientes.
A seguir detalharemos de forma simplificada os passos a serem seguidos para o seu fechamento.

Como devo fechar a conta no banco

As instituições financeiras seguem um procedimento específico, determinado pelo Banco Central do Brasil, para que o cliente consiga finalizar seu compromisso junto a estas.

Banner Dívida Financiamento

Para tanto, o correntista deve observar o seguinte:

• Comunicar previamente ao banco, de forma escrita, o desejo de encerrar a conta, devendo exigir um recibo na cópia de sua solicitação.
• O pedido poderá ser feito em qualquer agência bancária, não sendo obrigatoriamente na qual a conta tenha sido aberta.
• Apresentar documento de identificação com foto, tais como RG, CNH – Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou se estrangeiro o RNE – Registro Nacional de Estrangeiros.
• Levar ao banco os talões de cheque que estejam em seu poder, bem como os cartões relativos à conta em questão solicitando que estes sejam destruídos em sua presença.
• Verificar se não existem pendências, tais como débito automático e solicitar o seu devido cancelamento.
• Manter fundos suficientes para pagamentos de obrigações assumidas junto ao banco ou que sejam decorrentes de disposição legal.

Encerrei a minha conta corrente e agora?

Após o seu fechamento, o banco tem por obrigação entregar ao cliente um termo de encerramento detalhando todos os compromissos e valores que serão liquidados.
Lembrando, que este termo deverá conter um compromisso de forma expressa do banco junto ao cliente de que a conta será encerrada em até 30 (trinta) dias.
Se após o pedido de encerramento de conta corrente, houver alguma pendência o cliente terá um prazo determinado pelo banco para sua regularização.
Não havendo a regularização dos valores devidos (saldo devedor ou débitos diversos), a conta corrente não poderá ser encerrada, sendo que o seu efetivo encerramento dar-se-á após a completa quitação destes valores o que pode vir a ocasionar a cobrança de juros abusivos.
Feito o pedido de encerramento solicitado pelo cliente, o banco tem por obrigação parar com as cobranças de tarifa de manutenção de conta corrente, podendo a seu critério cobrar proporcionalmente tarifa referente ao tempo em que a conta fora utilizada.
Findo o procedimento, o correntista deverá receber através de seu endereço de correspondência a comunicação de que o encerramento foi efetivado pelo banco.
Alguns bancos permitem também que os clientes realizem a abertura e encerramento de contas pela internet, através de mecanismos de identificação por reconhecimento de voz e imagem. Sem a necessidade de o cliente ir até uma agência bancária pessoalmente.

Publicado em Dicas
0 Comments

No Comment.