Os 7 Segredos de Sucesso para Fazer seu dinheiro sobrar

Segredos para o dinheiro sobrar

Sobrar dinheiro - segredos de sucesso

Fórmula mágica não existe, mas existem alguns segredos de sucesso para fazer o dinheiro sobrar.

Juntar dinheiro é um desafio que, para grande parte das pessoas, parece ser impossível de realizar.

Crise financeira, pandemia, desemprego.

Cogita-se criação de novos impostos, inclusive o incidente sobre pagamentos eletrônicos chamado carinhosamente de “Nova CPMF”.

Não suficiente, o brasileiro sofre com altas taxas de juros em empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e cheque especial.

Em suma, atualmente o país possui mais de 63 milhões de pessoas com alguma dívida em atraso segundo dados do SERASA.

Em meio a esse verdadeiro caos financeiro, as pessoas de maneira escoimada se acostumam ao vermelho na conta bancária.

Mas algumas medidas simples (e outras nem tanto) podem amenizar esse quadro e trazer além de um alívio financeiro, uma retomada para viver bem além do limite do salário, sem depender de créditos e financiamentos abusivos.

Vamos conhecer as principais?

Por que é importante saber juntar dinheiro?

Sobrar Dinheiro

O foco é não viver no limite de suas finanças.

Gastar mais do que ganha, por mais óbvio que pareça, é o principal erro cometido, onde as pessoas entram em um ciclo de gastos que independem do aumento dos ganhos.

Quebrar esse ciclo não é tão simples, mas absolutamente necessário para que o primeiro e grande passo seja dado rumo ao objetivo de fazer sobrar dinheiro.

Por incrível que pareça, o principal inimigo de quem quer cessar os problemas financeiros somos nós mesmos.

Manter o foco, o hábito de poupar, ter equilíbrio emocional e estar sempre motivado não é tão simples de executar quanto é de falar.

Muitas vezes quando temos um obstáculo ou um desafio grande, ficamos focados apenas no objetivo final, o que acarreta em um fator desmotivacional se compararmos com a estaca inicial, o marco zero.

Desse modo vamos elencar abaixo como quebrar esse paradigma mental com os 7 segredos de sucesso para fazer o dinheiro sobrar:

1 – Grandes desafios se conquistam com pequenas missões

Pensar em uma meta ousada pode gerar desmotivação à medida que caminhamos a passos mais morosos que os planejados.

Assim, o primeiro erro de quem quer virar a chave e se tornar uma pessoa financeiramente livre é pensar apenas no objetivo final.

Quebrar grandes metas em pequenas etapas faz o efeito contrário.

A título de exemplo, podemos citar uma pessoa que deseja juntar uma grande quantia em dinheiro.

Ficar comparando o resultado atual com o montante objetivo será um fator que irá gerar uma desmotivação fatal, colocando a perder a meta a ser atingida.

Dessa maneira, quebrar o montante em pequenas metas mensais, com valores que você sabe que consegue guardar, pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Pense em quanto tempo terá que investir por dia, por mês ou por ano até o valor que deseja obter.

2 – Fique longe das tentações

Hábitos simples como passear no shopping, por exemplo, pode ser um fator emocional que instigue a fazer gastos supérfluos.

Lojas e mais lojas, ofertas imperdíveis, cinema, pipoca, praça de alimentação…

Tudo isso é maravilhoso, mas pode ser a perdição para quem quer ter sucesso financeiro.

Não que seja necessário abrir mão da vida, mas sim, saber mudar o foco de sua rotina a seu favor.

Dessa maneira, substituir programas que signifiquem tentação de gastos por programas que também geram satisfação, mas que não coloquem em xeque suas finanças, é primordial para atingir o sucesso.

3 – Segredo de Sucesso para o dinheiro sobrar é se organizar

popar-dinheiroVocê sabe exatamente quanto gasta e quanto ganha?

Pequenas despesas do dia a dia as quais não damos muita importância podem colocar por água a baixo as pretensões de fazer o dinheiro sobrar.

O primeiro passo é elencar os gastos fixos como despesas com aluguel, prestação do carro, água, luz, telefone.

Organizados os gastos fixos é hora de descobrir o tamanho do rombo que os gastos supérfluos trazem ao bolso.

Baixe um aplicativo no seu celular ou anote em seu caderninho todas as despesas que possui todos os dias.

Comprou um sorvete? Tomou um cafezinho na esquina? Anote.

Quando conseguir visualizar o que essas pequenas despesas significam na sua renda, certamente irá pensar duas vezes antes de colocar a mão no bolso.

4 – Crie categorias e prioridades de consumo

Existem alguns tipos de gastos que são essenciais e não podem ficar de fora das despesas mensais.

Saber identificar aqueles que oneram suas finanças em demasia pode te fazer abrir os olhos para novas oportunidades de diminuição ou ajustes de gastos.

Por exemplo, você pode elencar categorias como “Educação” e discriminar gastos com material escolar, mensalidades, lanche, transporte, etc.

Após organizar-se é hora de diminuir despesas.

Assim, alguns gastos podem ser abolidos como a TV a cabo por exemplo.

Contudo é importante frisarmos que estamos apenas dando exemplos.

Se você é fã de futebol e adora ver aquele jogo pela TV irá precisar da assinatura dos canais fechados.

Veja bem , não estamos aqui impondo você a abrir mão de coisas que fazem parte de sua vida e de sua rotina, mas sim apenas alertando para que você possa pensar em despesas que talvez não impactem tanto no seu dia a dia mas que podem significar uma grande quantia ao final de cada período.

Pense nisso.

5 – O maior segredo de sucesso para fazer o dinheiro sobrar é não pagar juros para credores

Em algum momento de sua vida você se viu obrigado a contratar um empréstimo ou fazer o financiamento de um veículo em longas parcelas.

Entretanto no calor do momento não percebeu que a taxa de juros estava muito alta ou então cometeu o erro de não calcular o montante que irá devolver ao credor em forma de juros.

Você não está sozinho.

Apenas no último ano foram mais de 6 milhões de veículos financiados no Brasil segundo dados da B3, empresa que opera a base de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos oferecidos como garantia em operações de crédito.

Juros de empréstimos e financiamentos são os verdadeiros vilões de qualquer pessoa que queira ter uma vida financeira saudável.

Realmente não da pra pensar em fazer o dinheiro sobrar pagando juros abusivos aos credores.

O Brasil é o país que pratica uma das maiores taxas de juros no mundo, onde bancos e financeiras batem recordes de lucro ano após ano.

Então é hora de cortar o mal pela raiz.

Fazer uma revisão de contrato de financiamento ou empréstimo bancário é sem dúvidas a dica de ouro para ter sucesso financeiro.

Ao fazer a revisão com um profissional gabaritado e capacitado, é possível economizar muito dinheiro ao deixar de pagar juros abusivos aos credores.

Se você tem um empréstimo ou financiamento, faça um Cálculo Revisional Gratuito e descubra se também esta sendo lesado por cobrança abusiva de juros.

6 – Deixe o Cartão de Crédito em Casa

Mais uma dica de sucesso para quem quer fazer o dinheiro sobrar.

Ao se deparar com uma oferta na vitrine de uma loja ou quando estamos no supermercado fazendo as compras do mês, saber que o cartão de crédito esta no bolso nos encoraja a gastar.

Dessa forma infelizmente muitas vezes acabamos fazendo compras supérflua, as quais nos arrependemos posteriormente.

Ao mesmo tempo que o cartão de crédito facilita a vida das pessoas e serve de escape nas horas de dinheiro curto, ele torna-se um dos grandes vilões do bolso do consumidor.

Isso claro sem falar nas altas taxa de juros cobradas por operadoras que extrapolam os limites do bom senso quando o assunto é ágio financeiro.

Outra dica é, se acaso você se perdeu em suas compras com o chamado “dinheiro de plástico”, é fazer a revisão da dívida com profissional capacitado.

No Brasil, a maior empresa de revisão de juros é a Reis Revisional, que já ajudou milhares de pessoas a se livrarem dos juros abusivos.

Com certificação pela norma ISO 9001, a Reis Revisional irá te ajudar a diminuir sua dívida pela metade.

7 – Busque fontes alternativas de renda

Ganhar mais dinheiro não é fácil, mas é completamente possível.

De fato, aumentar sua receita é ponto chave para ter sucesso na independência financeira, e muitas vezes temos que abrir mão do orgulho ou do comodismo para conseguir atingir essa meta.

No começo desse texto eu alertei que algumas dicas não seriam fáceis de serem seguidas, mas sim, são completamente possíveis.

Fazer consultoria, oferecer serviços temporários ou até mesmo dirigir veículo de aplicativos no trajeto do trabalho para casa podem gerar aquele alívio financeiro e fazer com que você conquiste grandes metas.

Artesanato, culinária, trabalhos temporários no final de semana.

Saber ganhar e saber poupar podem fazer verdadeiros milagres na sua vida financeira.

Gostou das dicas?

Tem alguma sugestão ou comentário?

Compartilhe, comente, seja você também uma pessoa capaz de fazer o dinheiro sobrar!

Willian dos Reis
Willian dos Reis
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras. Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.

Qual sua opinião? Deixe um Comentário

avatar
 
smilegrinwinkmrgreenneutraltwistedarrowshockunamusedcooleviloopsrazzrollcryeeklolmadsadexclamationquestionideahmmbegwhewchucklesillyenvyshutmouth
  Inscreva-se  
Notificação de