Corretagem

O que é Corretagem?

Corretagem são diversas táticas que são utilizadas para atrair os clientes aos stands de vendas, que oferecem até ingressos para shows, viagens e brindes, além de uma intensa panfletagem na região, inclusive com anúncios em jornais e televisão.

O consumidor, atraído por essa publicidade, se dirige até o stand de vendas, onde é recebido por um representante da incorporadora, que é contratado por ela ou por empresa terceirizada, e este faz o atendimento e tira as dúvidas do comprador, que não tem a opção de escolher por quem será atendido.

Os vendedores informam sobre o preço do imóvel e o valor de entrada, que normalmente é dividido em vários cheques e comprovados através de recibos. O consumidor acredita que essa suposta entrada será abatida do valor do imóvel, mas como o contrato de financiamento só é encaminhado muito tempo depois, a maioria dos clientes não percebem que os valores de entrada não foram abatidos do saldo a pagar, mas sim utilizados para pagamento da suposta corretagem prestada no momento da venda.

Os clientes são atendidos por um representante que a empresa escolhe, caracterizando assim uma venda direta, sem intermediações. Mesmo que o vendedor seja na verdade um corretor, não age como tal nos termos da lei, portanto essa verba não é devida, e mesmo se considerarmos a hipótese que houve intermediação, quem contratou o profissional foi a vendedora, que assim é a única responsável pelo pagamento dos honorários do vendedor.

Atendimento Online